Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, é adaptada para os quadrinhos
Uma das mais importantes obras literárias brasileiras ganhará uma versão de luxo em quadrinhos. Grande Sertão: Veredas, escrita por Guimarães Rosa e lançada originalmente em 1956, é relançado agora pela Globo Livros em forma de graphic novel.
Os responsáveis em contar a história numa nova mídia foram o escritor e cineasta Eloar Guazzelli e o desenhista Rodrigo Rosa. De acordo com eles, o objetivo foi preservar o texto de Guimarães Rosa.
Em Grande Sertão: Veredas, Riobaldo recebe em sua fazenda um visitante, para quem conta sua história. As memórias do narrador vão de sua infância até as reviravoltas do destino que o levaram a se tornar um jagunço. Envolve-se com Zé Bebelo, que pretendia pacificar o sertão, e em guerras entre os bandos de Hermógenes e Joca Ramiro. Riobaldo atravessa a vastidão do sertão ao lado de Diadorim, participando de disputas por riqueza e vingança.
A nova obra da Globo Livros é ambiciosa e voltada a colecionadores: conta com formato 21 x 28 cm, 180 páginas, caixa para guardar o livro e tiragem numerada. Tudo isso sairá por R$ 199,90. Uma versão menos luxuosa poderá ser lançada.
O evento de lançamento será na próxima quinta-feira, 4 de dezembro, às 19h30min, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073), em São Paulo/SP, com um bate-papo entre Eloar Guazzelli e Rodrigo Rosa e mediação do jornalista Paulo Ramos.