Lançamento da Veneta reúne HQs eróticas da época da ditadura
Além de Viva a Revolução!, de Robert Crumb, a Editora Veneta está preparando mais um lançamento.
Afrodite - Quadrinhos Eróticos (formato 15,5 x 23 cm, 112 páginas, R$ 54,90) reúne quadrinhos eróticos publicados no Brasil na década de 1970, durante um dos períodos políticos mais conturbados de nossa história.
Em 1978, em plena ditadura militar, um grupo de desenhistas e poetas reuniu-se em Curitiba/PR para produzir histórias em quadrinhos eróticas. Dentre eles, estavam quadrinhistas veteranos como Flávio Colin (leia aqui a entrevista dele), Júlio Shimamoto, Claudio Seto e, nos roteiros, o casal de poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz, que enfrentaram a censura com tramas cheias de um erotismo libertário, feminista e escandaloso.
Essas HQs foram um grande sucesso nas bancas de todo o País, até que a censura apertou o cerco contra sua editora, a Grafipar. Então, foram esquecidas. Agora, mais de 30 anos depois, elas são reunidas neste livro.
Para saber mais sobre a relação entre quadrinhos e ditadura militar, leia esta matéria.
Ouça também o nosso podcast Confins do Universo 002 - A censura nos quadrinhos para conhecer as batalhas que autores e editoras travaram ao longo das décadas contra interferências externas e órgãos regulatórios.