Lançamento de Lembranças de Chuteiras no Museu do Futebol
No fatídico ano de 2014, a seleção brasileira de futebol completou 100 anos de uma emocionante história esportiva que vai muito além das glórias de cinco títulos mundiais e de fracassos monumentais, como as duas copas no Brasil (1950 e 2014).
Lembranças de Chuteiras (60 páginas) de Alexandre “Cavalo” Dias, Wander Antunes e Weberson Santiago, é uma história em quadrinhos que vai contar, por meio da história pessoal de um jornalista esportivo - já no final da vida e que sofre do mal de Alzheimer -, passagens marcantes do selecionado canarinho.
A vida desse cronista se confunde com a trajetória do Brasil durante as Copas. Sua memória recente é prejudicada pela doença, mas suas lembranças mais antigas permanecem intactas e é no passado que ele vai se refugiar.
Os mundiais de futebol vão servir de fundo para tratar dos costumes, política e da História do Brasil. Acontecimentos pessoais vão se desenrolando, enquanto o Brasil avança nas Copas tendo como ligação um personagem que viveu todos esses momentos muito perto dos protagonistas e que vai narrar essas aventuras e desventuras entre lembranças, esquecimentos e saudades.
O lançamento será no próximo dia 3 de outubro, a partir das 14h, no Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miler, s/n, São Paulo/SP), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, e faz parte da comemoração dos sete anos do museu. Na parte da manhã, os autores realização uma oficina de quadrinhos para crianças.