Livro discute o mito e a religiosidade nas HQs de Spawn
Durante a 18ª Bienal do Livro de São Paulo, poucos fãs de quadrinhos atentaram para o estande da Difusão Editora, mas havia em suas prateleiras um produto ligado à nona arte.
Trata-se do livro Spawn, o Soldado do Inferno: Mito e religiosidade nos quadrinhos (formato 16,7 x 23 cm, 352 páginas, R$ 39,00), de Cristina Levine Martins Xavier, cujo conteúdo é resultado de uma pesquisa acadêmica apresentada pela autora no programa de mestrado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2003.
Como o universo das aventuras de Spawn (publicadas no Brasil pela Abril) é permeado de símbolos e conteúdos religiosos judaicos e cristãos, Cristina, que não era leitora de quadrinhos, enxergou na cria de Todd McFarlane um excelente objeto de estudo.
O livro esmiúça, do ponto de vista religioso, diversas cenas de Spawn, nas quais o "herói" enfrenta desde demônios a pais violentos que batem em crianças. As páginas trazem ainda uma galeria de imagens (capas e pin-ups) ligadas à mitologia do personagem.
Uma iniciativa interessante da Difusão, que, espera-se, se repita, pois o número de teses sobre quadrinhos cresce a cada ano nas universidades e o País carece de pesquisas nessa linha.