Confins do Universo 203 - Literatura e(m) Quadrinhos
OUÇA
Matérias

Mythos Editora lança Angel em quadrinhos

1 dezembro 2001

Angel #1Angel, o protagonista do seriado exibido no Brasil pelo canal Fox e pela Rede Globo (embora editado), é um vampiro especial, que possui alma e, para se redimir de todas as atrocidades que cometeu em sua longa vida, trava uma eterna batalha contra o mal. Apresentado originalmente como personagem coadjuvante no seriado Buffy, a Caça-Vampiros, ele fez tanto sucesso que acabou ganhando sua própria série.

Com mais de 4 milhões de espectadores por semana nos Estados Unidos, Buffy e Angel tornaram-se verdadeiros fenômenos da mídia, originando toda sorte de produtos: vídeos, CDs, camisetas, canecas, brinquedos e, claro, revistas em quadrinhos. Como na TV, Buffy foi a primeira contemplada com um título mensal pela Dark Horse Comics, em 1997. E, com a estréia do seriado de Angel, ele também ganhou sua revista em 1999.

Dois anos após, a Mythos Editora traz para os fãs brasileiros as primeiras histórias exclusivas desse fenômeno da TV mundial. Com roteiro de Christopher Golden e desenhos de Christian Zanier, Marvin Mariano e Draxhall Jump, a edição especial de luxo Angel (formato Mythos, R$ 6,90), que chega às bancas em outubro, reúne os três primeiros números da revista americana, que completam a missão inaugural do herói-vampiro nas HQs. A aventura de estréia se passa durante a primeira temporada do seriado na TV.

Fertile Grounds parece ser a clínica dos milagres. Nela, mulheres que já tentaram todas as formas de tratamento, enfim, realizam seu sonho de gerar um filho. Infelizmente, a felicidade dura pouco. Os partos são sempre prematuros e, o pior, os bebês não parecem ser deste mundo.

Logo, o mistério que envolve Fertile Grounds se agrava, quando os casais atendidos pela clínica entram em crise. Maridos abandonam suas esposas e desaparecem. A polícia não consegue evidências para indiciar a médica que chefia a clínica. A situação das mães desiludidas é desesperadora. Porem, é justamente quando não há mais esperança que entra em ação um investigador sobrenatural. Um vampiro em busca de redenção... Angel.

A História de Angel - A trajetória deste carismático personagem começou há 240 anos, quando Angelus, um irlandês beberrão e inconseqüente, se envolveu com a mulher errada: uma linda e cruel vampira chamada Darla. Foi ela quem o transformou numa das mais temidas criaturas das trevas. Sob a sua tutela, Angel iniciou seu histórico de atrocidades com o assassinato de sua própria família. O primeiro passo de uma longa trilha de horror, que percorreu toda a Europa e chegou a Ásia.

No entanto, após mais de um século de matança, Angel cometeu o erro de assassinar uma jovem cigana. A vingança da tribo da vítima foi surpreendente: eles o amaldiçoaram com a restituição de sua alma. Angel, então, sentiu todos os horrores que cometera, e o remorso o corroeu. Ele passou a se alimentar apenas com o sangue de animais e a viver abandonado e atormentado nas sarjetas.

Esta vida de automartírio só mudou no final da década de 1990, quando um demônio de boa índole, o Assobiador, o encontrou. Graças a ele, Angel aprendeu que, em vez de viver isolado e sofrendo, deveria buscar a redenção praticando o bem. Como sua primeira missão, Angel decidiu ajudar uma adolescente escolhida pelas forças divinas para combater os seres das trevas: Buffy, a caça-vampiros...

A cruzada ao lado de Buffy, que começou bem, tornou-se trágica, pois os dois se apaixonaram e consumaram sexualmente seu amor, o que reverteu a maldição cigana. Como o propósito dos ciganos era condenar Angel a uma eterna vida de sofrimento, um único momento de perfeita felicidade foi suficiente para desfazer o feitiço.

Perdendo sua alma, Angel tornou-se novamente maligno, torturou e matou amigos de Buffy e tentou assassinar a própria caça-vampiros. A tragédia só não foi maior porque Willow, a amiga feiticeira de Buffy, conseguiu uma vez mais recuperar a alma do vampiro. Infelizmente, era tarde demais e, para salvar o mundo, Buffy foi obrigada a matar seu amado, condenando-o aos tormentos do inferno.

Mas este não foi o final da saga de Angelus. Meses depois, ele foi devolvido a este plano de existência (embora para ele tenham se passado séculos). Mas Angel regressou ainda mais tão melancólico e deprimido que nem o amor de Buffy o impediu de tentar o suicídio. No entanto, um milagre o salvou. Sem entender por que foi poupado, resolveu buscar novamente um sentido para sua vida. Contudo, por mais que isso partisse seus corações, os destinos de Buffy e Angel não podiam mais ser compartilhados. Para evitar o risco de sucumbir à paixão e tornar-se demoníaco de novo, Angel se mudou para Los Angeles.

Foi aí que Angel deixou de ser um coadjuvante para ganhar sua própria série. Em Los Angeles, ele conheceu Doyle, um ser meio-humano, meio-demônio, que lhe revelou por que ele retornou do inferno. Seu regresso à vida foi obra de uma ordem de seres divinos, Os Poderes que Valem, cujo propósito era fazer de Angel um agente do bem. Sua missão é combater o mal e buscar a redenção até que, algum dia, Deus finalmente o perdoe. Somente neste dia sua alma poderá descansar em paz.

No entanto, a própria missão de Angel também foi ligeiramente alterada. Agora, além de combater secretamente os seres das trevas, ele tem de ajudar pessoas comuns que perderam a fé e vivem atormentadas por seus próprios demônios. Para provar que há esperança no mundo, inclusive para si mesmo, Angel tem de se relacionar afetivamente com essas almas perdidas e desesperançadas.

Nesta nova cruzada, contava com Doyle, que, através de visões recebidas dos Poderes que Valem, apontava as pessoas a serem ajudadas. Em seu primeiro caso, Angel reencontrou uma velha conhecida de Sunnydale, a ex-estudante Cordélia. Ironicamente, ela acabou sendo a primeira pessoa a receber o seu auxílio, pois o contratou para gerenciar sua recém criada firma, a Investigações Angel.

Mas o destino reservou um papel bem mais importante para Cordélia. Ainda durante a primeira temporada do seriado, Doyle se sacrificou em uma missão. Antes, porém, ele transmitiu a ela o dom de receber as visões que orientavam Angel. Apesar da morte de Doyle, Angel e Cordélia logo ganharam outro aliado dos tempos de Sunnydale (e também oriundo do seriado de Buffy), o britânico especialista em "demonologia", Wesley Price.

Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA