2000 AD é rejeitada para evento de distribuição gratuita de gibis nos EUA
Um presente para fazer brilhar os olhos de qualquer fã de quadrinhos. A britânica 2000 AD produziu uma edição especial da revista para o Free Comic Book Day, evento em que, anualmente - sempre no primeiro sábado de maio -, as lojas de quadrinhos dos Estados Unidos distribuem gibis gratuitamente.
Essa edição de 2000 AD seria em formato magazine, contando com artistas como Dave Gibbons, Pat Mills, Eric Powell, Mike Allred e outros, assinando HQs protagonizadas por Juiz Dredd e mais personagens em 48 páginas.
Mas a distribuidora Diamond rejeitou o presente que milhares de leitores ganhariam no dia 6 de maio de 2016.
O problema é que o formato da revista e o número de páginas fogem do padrão norte-americano, o que encareceria o produto - embora a distribuidora não tenha se pronunciado oficialmente sobre o assunto. Isso porque, apesar de oferecido de graça aos leitores, os gibis são encomendados pelas comic shops diretamente à Diamond por um preço simbólico preestabelecido. A distribuidora, por sua vez, adquire cada exemplar das editoras por menos de 20 centavos de dólar, sem margem de negociação.
A 2000 AD ainda tentou uma cartada: reduzir o tamanho da revista para o formato americano, mantendo as 48 páginas. Mas a Diamond foi irredutível.
Em seu site, a revista escreveu que está decepcionada por essa edição não fazer parte do evento do próximo ano e que outro gibi, um especial de verão, nos padrões dos quadrinhos norte-americanos, estará à disposição dos leitores no Free Comic Book Day de 2016.