3º Encontro Internacional da Caricatura e dos Quadrinhos em Guadalajara
Eduardo del Rio, o Ríus, completou 70 anos em 2004, e é o grande homenageado do 3° Encuentro Internacional de Caricatura e Historieta (3º Encontro Internacional da Caricatura e dos Quadrinhos), em Guadalajara, no México.
O evento acontece dentro de um marco muito mais amplo: a FIL- Feria del Libro de Gudalajara, que vai levar à capital de Jalisco alguns dos maiores nomes da literatura mundial, de 27 de novembro a 5 de dezembro. A FIL, este ano, homenageia a cultura catalã, e será aberta por José Saramago.
Ríus começou sua vida como ilustrador em 1954. Além de colaborar ativamente em vários meios de comunicação como artista do traço, ele é autor de livros de cartuns e sobre quadrinhos, o que aumenta o interesse pela sua obra, que já chegou à casa de 100 livros no total. Do que temos conhecimento, sua obra publicada em português que obteve maior repercussão foi Marx para Principiantes, que saiu pela Dom Quixote, de Lisboa, em 1982, e teve uma grande aceitação no Brasil, devido à redemocratização da época.
Ríus completou 50 anos de carreira de cartunista este ano, e uma entrevista no jornal El Universal, que pode ser lida aqui, traz um retrato fiel do ilustrador.
Confira também a programação completa do 3° Encuentro.
Histórico: em 2002, os destaques foram uma mostra de cartunistas cubanos (Cuba foi o tema geral da FIL, naquele ano) e uma exposição de Sergio Aragonés, colaborador da MAD e criador de Groo. Em 2003, os homenageados foram Quino (criador da Mafalda), Sergio Aragonés, Fisgón, pseudônimo de Rafael Barajas, e o próprio Ríus.