A cidade de Lion quer criar a mais longa HQ do mundo
No dia 28 de maio, um sábado, um exército de artistas tentará bater o recorde mundial da mais longa HQ do mundo - que atualmente pertence à Índia - na cidade de Lion, na França.
Um grupo formado por 11 escritores, 111 artistas e mais de 100 assistentes criará uma HQ de 1 km de comprimento, com mil quadros. O trabalho será realizado ao ar livre, às margens do rio Ródano, e poderá ser acompanhado pelo público.
Os participantes do trabalho fazem parte do festival de quadrinhos BD Lyon, em parceria com as escolas Emile Cohl, ECAM e École Centrale.
Participarão do evento alguns nomes conhecidos do mercado franco-belga, como Olivier Jouvray, B-Gnet, Jean- Christophe Deveney, Ben Lebègue, Nicolas Pothier, Kris, Sylvain Ricard e Weytens.
Serão usados 800 quilos de papel (cada página original tem 100 cm x 80 cm) e 250 canetas do tipo marcador. Um representante do Livro Guinness de Recordes estará presente para monitorar o evento.
O evento é uma ideia dos organizadores do festival de quadrinhos BD Lyon, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de junho.
Uma iniciativa para custear o evento é a venda das páginas originais que serão produzidas. Cada página será vendida por 20 euros.
A história será muda e humorística, e narrará a vida de um garoto selvagem, como Mogli ou Tarzan, que é fascinado pelo desenho e vive numa caverna. O personagem descobrirá diversas técnicas de desenho e será observado por um cientista que eventualmente lhe mostrará o futuro da civilização.