A Coisa Perdida, de Shaun Tan, chega ao Brasil pela Edições SM
A editora Edições SM está lançando no Brasil o livro A Coisa Perdida (32 páginas, formato 23,5 x 31 cm, R$ 37,00), escrito e ilustrado por Shaun Tan.
A história é sobre um garoto que descobre uma estranha criatura em forma de uma obsoleta caldeira - meio máquina, meio bicho -, enquanto recolhe tampinhas de garrafa para sua coleção. Supondo que ela está perdida, ele tenta descobrir sua procedência e lhe dar um destino menos descartável que o ferro velho. Mas o problema é a indiferença das pessoas, relutantes em prestar atenção no enorme objeto vermelho, que só faz atravancar a rotina.
Ilustrado sobre reproduções de antigos manuais técnicos, a obra chama a atenção para os modos de rejeição e descarte de tudo aquilo que não se encaixa na cadeia produtiva ou no senso comum. Ela aborda, de maneira crítica, mas com bom-humor, uma sociedade consumista e burocrática.
As ilustrações de Shaun Tan misturam técnicas como colagem e pintura. Com este trabalho, o autor recebeu menção honrosa da Feira Internacional do Livro Infanto-juvenil de Bolonha, na Itália, e o Children's Book Council of Australia.
Esta é a terceira obra de Shaun Tan publicada pela Edições SM. As outras foram A Chegada e A Árvore Vermelha.
A Coisa Perdida inspirou a animação de mesmo nome, que ganhou o Oscar na categoria Melhor Curta de Animação, em 2011.