A luta pela sobrevivência em Ringue, do Estúdio Molotov HQ
Ringue (formato 17 x 24 cm, 80 páginas), de Victor Zanellato (roteiro), Diogo Mendes (arte e cores), Fernando Dias (arte-final) e Elliot Emiliano (assistente de cores) é o novo trabalho do Estúdio Molotov HQ e está em campanha na plataforma Catarse.
A obra, que faz parte da antologia Sangue, Suor e Lágrimas que começou com os títulos Assalto ao Útero e Pavilhão, fecha a trilogia de histórias de dramas da classe trabalhadora precarizada, que enfrenta diariamente as contradições do capitalismo na busca pela sobrevivência.
O ano é 1984, o lugar é São Raimundo Nonato, cidade do Estado do Piauí. Luís, com o rosto ensanguentado e cansado, luta em um ringue clandestino dentro de uma grande fazenda da cidade.
Exausto, após um soco em sua cara, o homem de 35 anos cai ao chão. Sem forças para levantar e não perder a luta, ele se lembra daquilo que o mantém de pé em todas as suas batalhas: uma pequena criança, de rosto gentil e temperamento difícil, Fernanda, sua filha, a qual ele daria a vida para que ela pudesse realizar seus sonhos. Ele se levanta, seu corpo pesa uma tonelada, mas ele aguenta, pois assim ele conseguirá dar a sua filha uma melhor condição de vida.
Essa é apenas uma de várias lutas que ele tem a enfrentar, mas a mais difícil de todas está por vir. Sua batalha é contra as vontades de um fazendeiro da região, que usa as lutas para aumentar cada vez mais sua influência.