Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

A Palavra em Ação mostra como elaborar roteiros para HQs

8 março 2004

A Palavra em AçãoA Palavra em Ação (formato 14 x 20 cm, 104 páginas, R$ 10,00) tem sua segunda edição publicada pela editora Marca de Fantasia. Neste livro, o autor Marcelo Marat revela o processo criativo da arte seqüencial ao descrever os meandros da elaboração de roteiros para história em quadrinhos.

Para o autor, os objetivos do livro são possibilitar um estudo teórico sobre a elaboração de roteiros para histórias em quadrinhos, contribuindo para a formação de novos escritores, bem como promover o desenvolvimento da visão crítica e artística de futuros profissionais e leitores de quadrinhos. Marat parte do princípio de que é necessário contribuir para o aprimoramento dos quadrinhos produzidos no Brasil, e isto diz respeito não só ao artista como também ao público.

O Brasil não só tem memória curta - outro clichê que não contradiz a realidade - mas também investe pouco na educação e formação artística. Muito pouco tem sido feito para o aprimoramento dos quadrinhos no país.

Marca de FantasiaSalvo alguns estudos acadêmicos, não temos publicações abrangentes sobre o assunto nem cursos que realmente orientem e promovam a criatividade. O mercado fechado aos autores nacionais também não possibilita o exercício e amadurecimento de nossos cartunistas.

Marat não pretende resolver todos esses problemas com seu livro, mas oferece uma metodologia de trabalho bastante clara e eficaz. Os exemplos são abundantes em sua obra, que vão da linguagem dos quadrinhos, com seus balões, planos e ângulos até elementos fundamentais como ambientação, trama, argumento, narrativa e elaboração do texto em todas as suas nuances: diálogo, legenda, metalinguagem, gêneros descritivos etc.

O trabalho de Marat não se caracteriza como um guia, no sentido próprio da palavra, não mostra os passos que o roteirista deva seguir. Mas fornece os meios e ferramentas de como se pode fazer um roteiro, dando fundamentação teórica para os vôos criativos de cada autor.

Um apêndice não obrigatório à obra é o próprio trabalho de Marcelo Marat. Para exercitar o conhecimento exposto no livro, ele mesmo se pôs ao trabalho, produzindo a série O Inquilino, fanzine em 12 edições nos quais ele desenvolveu vários formatos de roteiros, com gêneros variados, sempre em parceria com jovens cartunistas de todo o país. Este exercício foi a melhor forma de Marat auferir o alcance e funcionalidade de seus roteiros, transformando seu fanzine num verdadeiro laboratório de histórias em quadrinhos.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA