Confins do Universo 214 - Assim como nossos pais...
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

A Serpente Vermelha: mangá de horror da Zarabatana Books

6 fevereiro 2007

A Serpente VermelhaHideshi
Hino, filho de imigrantes japoneses que trabalhavam na Manchúria, nasceu
em território chinês em abril de 1946, bem ao final da Segunda Guerra
Mundial. Sua família e outros imigrantes precisaram fugir para o Japão,
para não serem linchados por grupos de civis chineses que desejavam vingar-se
dos anos de dominação nipônica.

A destruição do Japão pós-guerra marcou profundamente sua mente e o trabalho que viria a desenvolver em mais de 30 anos de mangaká.

Muitos mangás de Hino retratam fatos de sua vida, como, por exemplo, seu avô, que era um membro da Yakuza, ou seu pai, que criava porcos e tinha uma tatuagem de uma enorme aranha nas costas.

No princípio, sua meta era trabalhar no cinema como diretor ou cameraman, mas ao conhecer os trabalhos dos mangakás Shigeru Sugiura e Yoshiharu Tsuge, o jovem Hino decidiu se expressar por meio dos desenhos.

Iniciou a carreira publicando em fanzines (os dojinshi) junto com outros artistas, e seu primeiro trabalho profissional foi publicado em 1967 na revista experimental COM, de Osamu Tezuka. Em 1971 começou a ser publicado na revista Garo, na qual histórias do Teatro Repugnante de Hideshi Hino consolidaram a reputação do autor. Sua imensa galeria de cadáveres em decomposição, seres grotescos e assassinos doentios habitam hoje mais de 200 livros e ajudaram a fazer dele o mestre do mangá de horror.

Após desenhar Panorama do Inferno, seus mangás ganharam um novo impulso, em obras como A Serpente Vermelha e O Garoto Verme, direcionadas para o público adulto.

Hino relembra que, assim como a aventura e a curiosidade, o medo assombrou sua infância, e diz que o horror e o suspense são emoções profundamente enterradas e que afloram quando somos confrontados com uma situação que perturba nosso cotidiano.

Ele também dirigiu dois filmes de terror da série Guinea Pig (Cobaia): Flor de Carne e Sangue, baseado em seu mangá homônimo, em 1985; e Sereia em um Bueiro, em 1988. O primeiro deles foi denunciado ao FBI pelo ator americano Charlie Sheen, que acreditava serem reais as cenas de tortura e assassinato, acusação que precisou ser desmentida com provas pelos produtores do filme. Como hobby, Hideshi Hino coleciona katanas e é praticante de artes marciais.

Em A Serpente Vermelha (formato 14 x 21 cm, 192 páginas, preto-e-branco), com lançamento pela Zarabatana Books previsto para a segunda quinzena de fevereiro, Hino cria um ambiente de terror sufocante. Enclausurado em uma casa cercada por uma floresta intransponível, o garoto que é o principal personagem e narrador desta viagem à loucura, vive aterrorizado pelo comportamento de sua estranha família: seus pais, seus avós e uma irmã.

O equilíbrio entre a extravagância e a loucura total é quebrado quando um novo hóspede aparece, uma serpente vermelha, que se introduz na vida e na mente dos habitantes da casa, abrindo um portal para um mundo infernal, sangrento e medonho.

O garoto, do qual não se sabe o nome durante toda a história, conduz o leitor nesta jornada alucinante como se estivesse entorpecido pelo veneno da serpente, até um final surpreendente que aniquila qualquer possibilidade de fuga deste mundo de horror.

Este trabalho pode ser visto como uma história de terror ou como uma viagem no tempo, até o Japão pós-guerra, com os horrores desencadeados pelas bombas atômicas jogadas em Hiroshima e Nagazaki. Todas as conseqüências das bombas são mostradas ali: seres deformados mental e fisicamente, montanhas de cadáveres, doenças desconhecidas, paisagens arrasadas.

O título inaugura a coleção Horror Mangá da editora, que publicará outras obras de Hideshi Hino em 2007, como O Garoto Verme e Oninbo e os Vermes do Inferno.

A Serpente Vermelha é o terceiro título da Zarabatana Books, que fez sua estréia no mercado em novembro do ano passado, e já publicou O Prolongado Sonho do Sr. T e Chiara Rosenberg.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA