Álbum Encruzilhada - HQ mostra o drama dos excluídos na cidade grande
Em uma cidade cheia de esquinas como São Paulo, é difícil saber onde a vida vai dar. Cinco histórias se cruzam entre ruas, vielas, becos e condomínios da periferia da cidade de São Paulo e são o tema da graphic novel Encruzilhada (formato 17 x 24 cm, 128 páginas, R$ 29,90), de Marcelo d'Salete.
Os personagens da trama são pessoas à margem da sociedade: dois garotos de rua, um viciado em drogas, um ladrão de carros, uma garota de programa e uma vendedora ambulante de DVDs piratas.
O dia a dia dos protagonistas, excluídos pelo sistema que os criou, revela
como o bem e a justiça são devorados pela corrupção e a miséria da metrópole.
O desenhista, morador de São Paulo, reconstrói em seus traços as tensões,
angústias e desigualdades deste grande centro urbano e que podem ser
reconhecidas em qualquer cidade do mundo.
"Quando lia quadrinhos, tempos atrás, percebi que haviam facetas urbanas pouco discutidas ali. Algo que notava em filmes, grafites, no rap e nos livros. Esse universo era pequeno nos quadrinhos. E eu podia contar essas histórias sem achar estranho ao meu contexto. Nisso, preconceito e racismo viraram temas a ser enfrentados, discutidos", diz o autor.
Pesquisador da arte afro-brasileira, d'Salete também trabalha como ilustrador de livros infanto-juvenis e publicou suas histórias em diversas revistas de quadrinhos no Brasil, na Argentina, em Angola, Portugal e na Eslovênia.
O álbum é um lançamento da editoras Leya e Barba
Negra e tem prefácio de Marcelo Yuka.