Álbum O pavão misterioso traz cordel em quadrinhos
Não são apenas as grandes obras da literatura brasileira e mundial que merecem ser adaptadas para os quadrinhos. E isso acontece há tempos, como prova o álbum O pavão misterioso - Cordel em quadrinhos (formato 21 x 28 cm, 48 páginas, R$ 25,00, mais as despesas de correio), publicado em parceria pelas editoras Luzeiro, de São Paulo, e Tupynanquim, de Fortaleza.
Trata-se de uma republicação de uma edição lançada originalmente na década de 1960, na qual o desenhista Sérgio Lima levou para os quadrinhos o texto escrito no início dos anos 1920 por José Camelo, autor deste que talvez seja o maior clássico do cordel brasileiro.
Esse resgate aconteceu porque a Luzeiro herdou o acervo da extinta Editora Prelúdio, que, nos anos 1960, publicou uma coleção de cordéis adaptados para os quadrinhos. Quem descobriu a obra foi o pesquisador Marcus Haurélio Fernandes Farias.
O responsável pela nova paginação e pela adequação dos balões foi o editor e quadrinhista cearense Klévisson Viana, autor dos excelentes Lampião... Era o cavalo do tempo atrás da besta da vida e A moça que namorou com o bode.
Na história, o traço de Sérgio Lima dá vida ao intrépido Evangelista e sua amada Creusa, protagonistas da narrativa.
O pavão misterioso já foi adaptado para a televisão, a música e o teatro e, desde sua primeira publicação, o "folheto do Pavão" já vendeu aproximadamente 20 milhões de exemplares.