Álbum resgata histórias em quadrinhos do Judoka
O Judoka por Eduardo Baron (formato 21 x 28 cm, 144 páginas) é um álbum que republicará quatro aventuras desenhadas e arte-finalizadas pelo artista Eduardo Baron na revista O Judoka (Ebal), entre os anos de 1969 e 1972. O título está em campanha na plataforma Catarse.
Nascido em 1947, muito pouco se sabe sobre Eduardo Baron. Ele trabalhou muito jovem como desenhista na Ebal entre 1968 e 1971, desenhou e arte-finalizou quatro aventuras do personagem Judoka e fez o lápis de uma quinta história antes de pedir demissão e ir trabalhar no mercado publicitário.
Sua última HQ foi arte-finalizada por Francisco Sampaio, desenhista que ficou em seu lugar e desenhou nove aventuras do herói brasileiro.
No período que trabalhou na Ebal, Baron foi um dos mais prolíficos capistas das revistas da editora e desenhou inúmeros personagens da Marvel e da DC. Ele fez cards e cartazes que se tornaram icônicos na lembrança dos fãs da editora. O cartaz que ele criou para o Almanaque Quadrinhos 1969 foi reproduzido no livro The Silver Age of DC Comics, sendo o único brasileiro citado nessa edição.
O álbum é produzido por Francisco Ucha, e trará textos do próprio Ucha, além do especialista Toni Rodrigues e do falecido editor e cartunista Ota.
Em 2018, um álbum que resgatava as HQs do personagem no traço do artista Floriano Hermeto de Almeida Filho foi publicado pela AVEC Editora.