Álbum resgata os X-Men que só o Brasil conheceu
X-Men – Made in Brasil (formato 21 x 28 cm, 116 páginas, R$ 49,90) é um lançamento da Editora Criativo em parceria com o selo GRRR! e pode ser encontrado à venda na Comix Book Shop.
Em janeiro de 1969, a editora GEP - Gráfica e Editora Penteado, do ilustrador e editor Miguel Penteado, lançava no Brasil o primeiro gibi dos X-Men, com as clássicas HQs de Stan Lee e Jack Kirby.
Como, na época, os personagens ainda eram totalmente desconhecidos no Brasil, a revista foi cancelada em pouco tempo, durando apenas dez números e dois almanaques (um deles apenas com republicações).
Estes dez números da revista trouxeram em suas páginas HQs inéditas e exclusivas produzidas no Brasil. Como os gibis da GEP tinham mais páginas livres que os originais americanos, a editora teve a ideia de produzir HQs curtas com os personagens para completar as revistas.
Para isso, foram escalados o experiente Gedeone Malagola nos roteiros e o jovem iniciante Walter Gomes, de apenas 18 anos, nos desenhos. O resultado foram dez histórias independentes da cronologia oficial da Marvel. Todas as HQs estão restauradas e reunidas neste álbum, resgatando por completo este curioso tesouro do quadrinho brasileiro.
O livro traz também as três únicas HQs produzidas no Brasil com o chefão da S.H.I.E.L.D., Nick Fury, criadas na mesma época para completar a revista do personagem pela editora Trieste. Outro material raro e pouco conhecido, republicado pela primeira vez desde 1969.