Álbum sobre Eusébio marca o retorno da Babel aos quadrinhos, em Portugal
Foi lançado, no último final de semana, em Portugal, o álbum Eusébio – Pantera Negra (formato 20,7 x 28,8 cm, 64 páginas, 13,90 euros), em homenagem ao famoso jogador de futebol, falecido em janeiro deste ano, pela Arcádia, do grupo Babel.
Escrita e desenhada por Eugénio Silva, e com apresentação do jornalista Rui Tovar, a obra apresenta um grande resumo da vida e da carreira do ex-jogador. Do seu nascimento, em Lourenço Marques, atual Maputo, capital de Moçambique, à glória obtida com as camisas do Benfica e da seleção portuguesa.
Além de republicar esta história clássica (saiu originalmente em 1990, pela Meribérica/Liber), o álbum marca o retorno do grupo Babel às bandas desenhadas, como são chamados os quadrinhos em Portugal. Nas décadas de 1970 e 1980, sob o selo Difusão Verbo, a casa tinha em seu catálogo personagens como Tintim, Gaston Lagaffe, Spirou e Fantásio, Asterix e outros.
Essa volta da Babel ao mercado certamente se deve à chegada ao grupo de Maria José Magalhães Pereira, principal editora de quadrinhos daquele país. Por mais de 20 anos, ela foi a responsável pelos títulos e coleções da Asa, que pertence ao grupo Leya.