Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

André Diniz está de volta com dois lançamentos

23 maio 2007

Ponha-se na RuaSemana
de boas notícias para o quadrinho nacional, com novos trabalhos dos dois
roteiristas mais premiados da nova geração: o mineiro Wellington
Srbek
e o carioca André Diniz, que acaba de lançar dois títulos que
marcam a estréia da Franco Editora, de Minas Gerais, no mercado
de quadrinhos. Ambos são sobre temas ligados à História do Brasil.

O primeiro é Ponha-se na Rua, com desenhos de Tibúrcio, e conta a divertida história de João Fernandes, que vivia nos tempos do Brasil Colônia e corre o risco de perder sua casa com a chegada da Família Real, em 1808. De forma criativa, ele tenta dar a volta por cima e prepara um troco para o pretenso novo morador, que quer expulsá-lo de lá o quanto antes.

O cenário é a vinda da Família Real de Portugal ao Brasil, fugindo das tropas de Napoleão. Na época, para abrigar as quase 15 mil pessoas da Coroa e da elite portuguesa que vieram para a Colônia, as melhores casas foram desapropriadas e tinham as portas marcadas com as letras PR, sigla de "Príncipe Regente", que o povo logo reinterpretou como "Ponha-se na Rua".

Chico ReiO
segundo título é Chico Rei, com desenhos do próprio André Diniz.
A história é sobre Galanga, o rei do Congo, que foi capturado para trabalhar
como escravo no Brasil Colônia. De um reles cativo, ele - agora conhecido
como Chico Rei - voltou a reinar nos corações dos escravos de Vila Rica,
ao tornar-se dono de uma mina de ouro e usar todo o dinheiro para comprar
a liberdade de outros negros.

Diferentemente de tantos eventos que perpetuaram tiranos, injustiças e massacres, Chico Rei traz um belo capítulo da História do Brasil e resgata um personagem do qual todos deveriam se orgulhar. Um homem que fez uma rebelião com amor, sem armas. Sem dúvida, uma lição de vida a ser aprendida. Ainda hoje, mais de dos séculos depois.

Cada um dos livros tem 24 páginas, no formato 14,8 x 21 cm, e custará R$ 15,00. A distribuição será feita em livrarias e escolas, um nicho no qual a editora é muito atuante. E também poderão sem comprados em breve no site da Editora Nona Arte.

Há dois lançamentos agendados para os títulos, com a presença de André Diniz. O primeiro será em Juiz de Fora, Minas Gerais, no II Fest Ler, no Espaço Mascarenhas, no dia 29 de maio, às 15 horas. O autor ainda ministrará uma oficina gratuita sobre a linguagem dos quadrinhos. E o outro acontecerá no Rio de Janeiro, no 9º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Museu de Arte Moderna, no dia 31 de maio, às 16 horas.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA