Artista brasileiro Ivan Reis comenta trabalho com o Super-Homem
O anúncio da DC Comics sobre a reformulação que fará nos títulos do Super-Homem em 2004 chegou ao Brasil de maneira especial. Entre alguns dos autores mais famosos do momento, como Brian Azzarello (100 Balas), Greg Rucka (Detective Comics, Wolverine), Jim Lee (X-Men, Batman) e Chuck Austen (Uncanny X-Men), a editora contratou o artista brasileiro Ivan Reis.
E não parou por aí. A arte-final do traço de Ivan será feita por outro brasileiro, seu companheiro de longa data Marcelo Campos. Os dois estavam juntos em Lady Death, da CrossGen, e agora serão os responsáveis pelo visual de Action Comics, a mais antiga revista do mercado americano em circulação, e na qual o Homem de Aço fez sua primeira aparição, em 1938.
Ivan veio crescendo gradualmente e garimpando seu espaço dentro desse competitivo mercado. Seu primeiro trabalho nos Estados Unidos foi para a editora Dark Horse, desenhando Ghost, O Máscara, Time Cop e Xena. Fez algumas histórias para a extinta Lightning Comics, e chegou a ilustrar uma edição de Os Invisíveis, de Grant Morrison, para a Vertigo.
Acabou chegando à também já extinta Chaos! Comics, e lá assumiu Lady Death. Sua passagem foi tão elogiada que voltou à personagem no relançamento do título pela CrossGen. Além disso, fez alguns projetos para a Marvel, como Homem de Ferro, Defensores, Vingadores, Mulher-Hulk, Visão e Capitão Marvel.
Agora, o brasileiro se prepara para o maior desafio de sua carreira até aqui, ao se tornar o desenhista regular do Super-Homem num projeto em que a DC aposta forte. Ainda faltam sete meses para sua primeira edição ser lançada, mas Ivan Reis já fala sobre a expectativa de trabalhar com um ícone do mundo moderno.
"Meu primeiro trabalho na DC foi dado pelo editor Eddie Berganza", disse Ivan. "Foi uma história para Secret Files, com o Super-Homem e Batman. Quando estava fazendo essa edição, Berganza me convidou para ser o desenhista de Action Comics, e aqui estou eu, esperando o primeiro script de Chuck Austen".
"Ainda estou tentando entender tudo o que está acontecendo... se eu estiver sonhando, por favor, não me acordem ainda!", brincou. "Sério, acredito que isso tem o dedo do meu amigo Geoff Johns. Trabalhamos muito juntos, como na minissérie do Visão, Vingadores e a história do Super-Homem e Batman. Geoff provavelmente mostrou alguns trabalhos meus pro Eddie Berganza. Bem, não tenho certeza... mas imagino que tenha sido assim".
E foi nessa história do Homem de Aço com o Cavaleiro das Trevas, com algumas páginas que podem ser vistas nesse artigo, que Ivan teve seu primeiro contato com o Super-Homem. "Ajustei um pouco o meu estilo ao personagem durante a produção da trama. Ainda não é o que tenho em mente para o personagem", revela.
"Estou certo de que meu trabalho será construído a partir do momento em que começar a trabalhar em Action Comics mensalmente", continua. "Tentei dar ao Super-Homem a postura de um rei... o rei dos super-heróis... alguém que precisa fazer escolhas que afetarão todos ao seu redor".
"Para mim, ele é mais do que apenas um herói. Ele é um símbolo, um ícone, um deus acima dos outros super-heróis. Nunca pensei que um dia poderia desenhar um personagem que é sinônimo de quadrinhos. Melhor que isso... pegar um título lendário como Action Comics. Estou muito animado! Marcelo Campos, meu arte-finalista e bom amigo, está sorrindo de orelha a orelha em estar comigo nessa", comemora.
Como ainda está relativamente longe da estréia, Ivan não sabe muito dos planos de Austen para o título. "Até agora, sei o mesmo que os fãs: aquilo que ele disse nas entrevistas. Ainda não recebi o script, mas tenho certeza de que Chuck está conversando e discutindo tudo com Eddie. Meu papel é dar vida às idéias dele, e é isso o que planejo fazer", avisa.
Ivan Reis revela ainda que seu vilão favorito é o Darkseid, mas não está muito preocupado se o desenhará ou não. "Gog já está vindo, e foi muito divertido fazer a imagem promocional para a convenção de Chicago".
"Há um longo caminho pela frente, e nós - Eu, Chuck, Marcelo e Eddie - temos muitos planos e esperanças para a revista. Asseguro que darei ao Super-Homem o meu melhor. Os fãs podem esperar o melhor trabalho de minha carreira neste título", encerrou.