Artista Joacy Jamys está vivo, mas em estado gravíssimo
No
dia 4 de dezembro, o artista Joacy Jamys sofreu um Acidente Vascular Cerebral
(AVC). Desde então, a partir de informações desencontradas, alguns sites
e blogs de quadrinhos informaram erroneamente que ele teria falecido no
início desta semana.
O Universo HQ entrou em contato ontem, quinta-feira 07/12/06, com o Hospital do Coração Procardio (São Luis/Maranhão), no qual ele está internado, e fomos informados que seu estado é gravíssimo. Ele está em coma, como consta em boletim emitido nesta manhã.
As informações a seguir foram colhidas por Zé Oliboni, do Pop Balões:
Jamys tem apenas 35 anos e é carioca, mas viveu a maior parte da sua vida no Maranhão. É o que pode chamar de artista completo, pois desenha, escreve, compõe músicas e mais.
Seus trabalhos foram publicados em vários países da Europa e, como ilustrador, adquiriu um grande reconhecimento nacional (foi indicado para o prêmio HQ Mix 2006) e internacional.
Com uma produção contínua desde os 14 anos, ele tem carinho especial pelos fanzines. Entre suas publicações independentes, merecem destaque o Legenda, que era editado desde 1986, sendo considerado o primeiro zine de HQ do Maranhão, e o Grito Punk Zine?, que começou em 1989 e depois foi publicado como jornal e seguia uma linha punk, com ilustrações, poesias e matérias sobre músicas.
Joacy, além de produzir e divulgar suas idéias, sempre promoveu vários eventos de HQs, deu aulas, incentivou e inspirou vários artistas. Ele sempre lutou muito pela valorização e reconhecimento dos quadrinhistas e, como muitos, sonha e faz sua parte por um mercado de quadrinhos nacionais.
Recentemente, ele colocou no ar um site que, além de servir de divulgação de seu portfólio e trabalhos, se tornou uma referência sobre quadrinhos, ajudando vários autores a divulgarem suas criações.
É uma pessoa que serve como exemplo de determinação e talento para jovens artistas. Vamos torcer e rezar pela melhora de seu estado de saúde.