Artista peruano vence Prêmio Júri Popular do 40º Salão de Humor de Piracicaba
O caricaturista peruano Walter Toscano foi o vencedor do Prêmio Júri Popular Alceu Marozzi Righetto, do 40º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com um trabalho que retrata o ator espanhol Javier Bardem, vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante, em 2007, pelo filme Onde os fracos não têm vez.
A obra recebeu 2.562 votos, de um total de 7.501 votantes, no site oficial do salão. Neste ano, foram 14 menções honrosas concorrentes, nas categorias Cartum, Charge, Caricatura, Tiras/HQ, Saúde Unimed e Futebol. Walter receberá R$ 5.000,00 como prêmio.
Toscano tem 39 anos, é artista plástico, poeta, contista e produtor de bonecas de pano na cidade de Casa Grande, localizada na província de Ascope. Ele atuou no júri de seleção do primeiro Cartoonmag, no Irã. Em 2013, conquistou o grande prêmio no Öktemer Köksal, na Turquia, e o primeiro lugar em caricatura no 18ª Salão Internacional de Humor do Mercosul, em Buenos Aires. Também recebeu menção honrosa no Concurso Internacional de Caricatura Web 2013.
Ele concorreu ao prêmio com os artistas brasileiros Caetano Cury, Rafael Corrêa, Josimar Costa de Lima e Silvano Mello, além dos estrangeiros Didie SW, Dario Castillejos, Pawel Kuczynski, Borislav Stankovic, Toso Borkovic, Pablo Lobato, Igor Kondenko, Carlos Hierrezuelo e Vladimir Kazanevsky.