As novas mutações das "revistas-X" da Marvel
Durante muitos meses, tudo que se ouvia falar dos títulos mutantes da Marvel, era fofoca, rumor, especulação, negativas ou desmentidos. A "Casa das Idéias" vinha fazendo um grande segredo de sua nova estratégia, chamada de X-Men Reload (dá-lhe Matrix), para a revista New X-Men e os outros títulos mutantes. Mas agora as notícias vazaram.
Horas depois de a editora divulgar a lista com os títulos de maio, e suas respectivas novidades, endereçada aos lojistas e jornalistas, o material "pipocou" em diversos sites na internet, mesmo com a proibição da Marvel.
A maior das "surpresas" ficou por conta de um novo título mutante, que se chamará Astonishing X-Men, com roteiros de Joss Whedon (aquele que nos trouxe Buffy e Angel), desenhos do ótimo John Cassaday (de Planetary e do recente Capitão América).
O nome de Whedon já havia sido associado aos mutantes há alguns meses. Segundo os rumores, ele assumiria o título New X-Men depois de seis edições de Peter Milligan e outras seis de Neil Gaiman, mas os três autores desmentiram isto.
Adorado por muitos e odiado por outros, Whedon, sem dúvida, sabe trabalhar no estilo "novelão", criando muitas tramas simultâneas ligadas à interação emocional de diversos personagens. Aliás, durante muito tempo está foi a marca registrada dos X-Men, quando Chris Claremont escrevia Uncanny X-Men.
Falando em Claremont e Uncanny X-Men, o escritor voltará a trabalhar no título que lhe deu tanto prestígio. Ele assume os roteiros no número 444, e os desenhos ficam a cargo de ninguém menos que Alan Davis.
A dupla já fez grandes trabalhos, em particular na primeira versão da revista Excalibur. Comenta-se que Davis ganhará 500 dólares por página, fora royalties e outros benefícios, para voltar ao título.
Excalibur também voltará a ser publicada. Os roteiros serão de Claremont e os desenhos de Igor Korday (equipe que vêm trabalhando no título X-Treme X-Men já há algum tempo). Segundo as informações que vazaram, o Professor X tentará reconstruir a ilha de Genosha, destruída num ataque dos Super-Sentinelas (no primeiro arco de histórias de Grant Morrison em New X-Men). A estréia está prevista para maio.
A revista New X-Men, que andou badalada durante a fase de Grant Morrison (que se encerra no número 154) deve voltar a se chamar simplesmente X-Men.
A edição 155 terá roteiro de Chuck Austen e desenho de Salvador Larroca, mas só na 157, com o início do arco de quatro partes Day of the Atom, é que o titulo perderá seu prefixo. A dupla já vinha trabalhando junta em Uncanny X-Men.
Já a recém-relançada New Mutants passará a se chamar New X-Men: Academy X. A equipe criativa será composta por Nunzio DeFilippis e Christina Weir nos roteiros e Randy Green na arte. O título deve mostrar as aventuras de jovens que precisam aprender a lidar com seus poderes, numa nova versão da escola de mutantes, comandada por Ciclope e Emma Frost.
Para quem não se lembra, Emma Frost, a antiga Rainha Branca do Clube do Inferno, já lidou com jovens mutantes anteriormente. Ela tutelou os Hellions, e posteriormente, já na sua fase "boa", a Geração X, junto com Banshee.
Além disso, Tony Bedard (mais conhecido por seu trabalho na CrossGen, nas revistas Kiss Kiss Bang Bang e Negation), será o roteirista de Exiles, a partir do número 46, com arte de Mizuki Sakakibara; Tom Mandrake assume a arte de Weapon X na edição 23 (que tem como destaque as presenças de Wolverine e Fantomex); e o novo escritor de Mystique, Sean McKeever, inicia seu trabalho no número 14.
A linha Marvel Knights trará novidades para Bishop. O mutante do futuro ganhará sua própria revista (de novo). Desta vez, será Distric X (com selo Marvel Knights), escrita por David Hine e desenhada por David Yardin.
Bishop fará a sua "ronda" num gueto nova-iorquino, protegendo a população numa área com alta concentração de mutantes e muitos problemas sociais.
Na linha Ultimate, os mutantes ganham nova equipe criativa no número 46. Saem Brian Michael Bendis e David Finch e entram Brian K. Vaughan e Brandon Peterson. Depois disso, será a vez de David Mack assumir os roteiros no # 51.
Numa notícia publicada pela revista Variety, Bryan Singer, o diretor de X-Men e X-Men 2, revelou que deve se juntar a Dan Harris e Mike Dougherty (os roteiristas de X-Men 2) para escrever um ano de Ultimate X-Men, para a Marvel. O artigo não menciona, entretanto, quando isto deve acontecer. Depois disso, o trio irá trabalhar no filme X-Men 3.
As revistas Emma Frost, Alpha Flight e Cable/Deadpool (que, acredite se quiser, têm capas de Rob Liefeld) prosseguem sem mudanças em suas equipes criativas.
Até o fechamento desta matéria, a Marvel não havia se pronunciado oficialmente sobre o furo ao embargo e estas novidades.