Asa lança em Portugal Animal'z, de Enki Bilal
Em março, a Asa,
principal editora de quadrinhos de Portugal, lançará, naquele
país, o álbum Animal'z,
do premiado iugoslavo Enki Bilal.
A obra foi considerada pela Associação de Críticos e Jornalistas de
Bande Dessinée um dos 50 melhores álbuns de quadrinhos de 2009 na
França - no ano passado, foram publicados no país 3599 títulos.
A trama se passa num cenário que pode ser o nosso futuro, ou apenas uma versão paralela da História. Um desastre ecológico e climático alterou dramaticamente o planeta, desestabilizando por completo a ordem social.
Assim, a água potável tornou-se um raro tesouro e a sobrevivência é uma luta desesperada de todos. A comunicação é complicada, o transporte é perigoso e poucos núcleos urbanos não sucumbiram ao caos.
No Brasil, infelizmente, os álbuns de Enki Bilal continuam sem editora.
Outro lançamento da Asa para março é o segundo tomo de Bórgia, O poder e o incesto (publicado no Brasil pela Conrad em 2006), escrito por Alejandro Jodorowsky e desenhado por Milo Manara.
Na história, Rodrigo Bórgia, consagrado Papa Alexandre VI depois de uma série de tramoias, perdeu o controle de Roma. O povo acredita que Deus esqueceu-se da cidade, e que, portanto, as pessoas podem pecar à vontade, promovendo furtos e orgias a céu aberto.
Ao mesmo tempo, o Papa sente-se ameaçado por outras nações. E, para resolver o problema e aumentar seu domínio sobre a Europa, Rodrigo Bórgia não se exime de tramar, matar e envolver seus próprios filhos - também sedentos de poder.