Asa lança nova coleção em parceria com o jornal Público
Se você tem parentes ou amigos em Portugal e é fã de quadrinhos de qualidade, pode se preparar para pedir a eles um grande favor. Isso porque, no próximo dia 2 de março, a Edições Asa dá início a mais uma coleção em parceria com o jornal Público.
Intitulada Os incontornáveis da Banda Desenhada, a coleção terá 12 volumes, sendo que quase todos compilarão dois ou até três álbuns de cada série. Nessa empreitada, a Asa publicará material inédito e também retomará coleções que estavam interrompidas em Portugal havia anos.
Toda quarta-feira, o leitor que adquirir o jornal Público, pode levar também um álbum de quadrinhos, pagando um valor adicional ainda não divulgado. Confira abaixo cada um dos títulos.
2 de março: Valérian e Laureline, com roteiro de Pierre Christin e arte de Jean-Claude Mézières, compilando as aventuras Nas imediações do Grande Nada e O Abretempo.
9 de março: O gato do Rabino, de Joann Sfar, com os três tomos da série: O Bar-Mitzvá, O Malka dos Leões e O êxodo (este último, o único inédito no Brasil).
16 de março: XIII Mystery, com os spin-offs da série principal O Mangusto, de Xavier Dorison (texto) e Ralph Meyer (arte), e Irina, de Eric Corbeyran (roteiro) e Phillippe Berthet.
23 de março: Adèle Blanc-Sec, do francês Jacques Tardi, reunindo os álbuns O sábio louco e O demónio dos gelos.
30 de março: O Buda azul, de Bernard Cosey, com os dois primeiros tomos da série.
6 de abril: I.R.$., escrito por Stephen Desberg (de O Escorpião) e com arte de Bernard Vrancken, compilando os álbuns A investigação e A estratégia Hagen.
13 de abril: Murena, com roteiro de Jean Dufaux (Predadores) e arte de Philippe Delaby, reunindo os tomos A melhor das mães e Os que vão morrer…
20 de abril: Max Fridman, do italiano Vittorio Giardino (Little Ego), o único volume da coleção que traz apenas um álbum.
27 de abril: Em busca do pássaro do tempo, escrito por Serge Le Tendre e desenhado por Régis Loisel, com os livros O meu amigo Javin e O livro dos deuses.
4 de maio: Largo Winch, clássica série franco-belga escrita por Jean Van Hamme e desenhada por Philippe Francq, com os volumes A fortaleza de Makiling e A hora do Tigre.
11 de maio: O Vagabundo dos limbos, escrito por Julio Ribera e com arte de Christian Godard, com os álbuns A fissirmã de Musky e O tempo dos oráculos.
18 de maio: O assassino, do roteirista Matz e do desenhista Luc Jacamon, colecionando os tomos A dívida e Laços de sangue.
Em Portugal e em outros países da Europa (e até em alguns da América do Sul, como Argentina e Chile), essas parcerias com jornais são comuns. No Brasil, elas são raríssimas. No atual - e bom - momento dos quadrinhos por aqui, seria uma bela oportunidade para fortalecer o mercado.