Autor recebe prêmio de liberdade de expressão em caso de censura nos EUA
Numa magistral resposta a um episódio obscurantista contra as tiras de Doonesbury, saiu o anúncio de que seu criador, Garry Trudeau, vai receber o Freedom of Speech Award, ou Prêmio pela Liberdade de Expressão, durante o U.S. Comedy Arts Festival, que acontece de 9 até 13 de fevereiro.
O festival, que tem apoio da HBO e acontecerá na cidade de Aspen, no Colorado, terá diversas atividades voltadas para o debate da cultura dos quadrinhos.
Outras personalidades que vão receber a premiação são o ator canadense Jim Carrey, o ator e diretor de cinema Christopher Guest, responsável, entre outros, por A Grande Comédia, de 1989, e O Melhor do Show, de 2000, e os redatores de The Harvard Lampoon, revista de humor criada em 1876.
O Freedom of Speech Award é conferido a personalidades que lutam pela liberdade de expressão, mesmo enfrentando ameaças. Segundo o diretor do festival, Craig Minassian, a arte de Trudeau está mais atual do que nunca, apesar dele estar publicando suas tiras há mais de 20 anos.
O anúncio é especialmente importante num momento em que 20 jornais dos EUA anunciaram, no final de outubro, que não iam publicar uma das tiras semanais (aos sábados) de Doonesbury, num dos casos mais esdrúxulos de auto-censura coletiva que se tem registro.
Segundo os donos dos jornais, "uma vez que seus jornalistas não podem se valer de certas liberdades para se referir ao vice-presidente dos EUA, não é justo que o cartunista as tenha". Além de demonstrar uma incrível capacidade de auto-isolamento (a tira é publicada em 1.400 jornais), os editores destes periódicos conseguiram criar um enorme interesse pela tira.
Para visitar diariamente as tiras do Doonesbury, um dos endereços que você pode por em seus favoritos é o do portal uComics.