Battle Chasers não sairá pela Pandora, mas sim pela Mythos
Mudança de planos. Battle Chasers, de Munier Sharrieff (textos) e Joe Madureira (arte), que foi anunciado em primeira mão pelo Universo HQ há alguns dias como um dos próximos títulos da Pandora Books, nem estreou e já "mudou de casa", a Mythos Editora, que deve lançar a série em 2004.
Tão logo o UHQ divulgou a notícia, a Mythos, que negociava o título há bastante tempo com a Image, entrou em contato com a empresa licenciante que passou os direitos da série para a Pandora, provou que ela não poderia ter negociado o material; e o acordo foi desfeito.
Segundo Renato Rodrigues, editor da Pandora Books, houve um erro da licenciante (nota do UHQ: a Character Comércio e Serviços Ltda., responsável pelos produtos da linha DC Comics, inclusive da Wildstorm/Cliffhanger), que não tinha os direitos sobre Battle Chasers, que pertencem à Image.
"Assim que fomos informados do equívoco pela licenciante, interrompemos a produção e avisamos ao HQ Club que, em breve, substituiremos o título por outro que já estamos negociando", explicou Rodrigues.
Para entender melhor a situação, cabe uma explicação: as oito primeiras edições de Battle Chasers saíram pelo selo Cliffhanger, da Wildstorm/DC. A partir do número 9, a revista passou para a Image, e houve uma intensa batalha judicial pelos direitos autorais da série, especialmente para o exterior.
Como Joe Madureira ganhou a disputa contra a Wildstorm/DC, repassou os direitos para a Image. Assim, no Brasil, eles não poderiam ser negociados pela Character.
Pirataria - A respeito das acusações de pirataria que a Pandora Books vem recebendo de leitores em fóruns e listas de discussões na internet, Renato Rodrigues preferiu não dar declarações, mas garantiu que a editora emitirá um comunicado oficial sobre o assunto em breve.
Aguarde para breve uma reportagem sobre o assunto no Universo HQ.