Brian Bendis e Adi Granov: atrasos da Marvel
Diversos
atrasos em Ultimate Secret e Iron Man obrigam Brian Bendis
e Adi Granov a se explicar.
A revista Iron Man, desenhada e pintada digitalmente por Adi Granov, vem sofrendo grandes atrasos, desde o seu segundo número.
O artista esclareceu que faz todo o trabalho, do layout até a pintura digital, e que o processo é demorado. Inicialmente, tanto ele quanto a Marvel estavam otimistas que ele seria capaz de pintar até quatro páginas por semana, mas não deu.
A razão maior dos atrasos, entretanto, foi o fato da revista ter sido lançada prematuramente, para estar ligada a reformulação dos vingadores, após o crossover Avengers Dissasemble. Com isso, o artista ficou numa situação apertada, com prazos pouco realistas.
Segundo
ele, só existem duas soluções, ou ele acelera o processo, em detrimento
da qualidade do projeto, ou mantém esse pique, apesar dos atrasos. No
final, a editora optou pela qualidade, o que significa que o título, que
era mensal, na prática será bimestral.
Adi Granov e o roteirista Warren Ellis ficarão no título, que já está no número 3, somente até a sexta edição. Iron Man #4 será lançado, provavelmente, em agosto.
Os fãs reclamam, é claro, e não do artista, mas da editora. O problema é que o editor da revista não veio justificar os atrasos em nome da Marvel, e quem acabou apaziguando as críticas e esclarecendo a situação foi o próprio Granov, num fórum da internet.
Como se não bastasse, o relançamento dos Vingadores também está causando problemas a outro título de Warren Ellis: Ultimate Secret, a segunda minissérie de Ellis, de uma trilogia que termina com a presença de Galactus no universo Ultimate.
A série tem desenhos de Steve McNiven, que anda em alta, e foi requisitado para fazer, além deste material, três números de New Avengers, de Brian Bendis.
Mas
Bendis resolveu mudar a história, e o que deveriam ser apenas três edições,
tornaram-se quatro. Como a Marvel não quis colocar outro
desenhista (no caso David Finch), para fazer a edição extra, a minissérie
Ultimate Secret, já no segundo número, estará sujeita a novos
atrasos. O terceiro número teve sua data modificada de junho, para setembro.
Mais uma vez quem se explicou foi o próprio Bendis, e não os editores de seus respectivos títulos (ou até Joe Quesada).
Bendis, em seu site, disse que a culpa era sua, por ter esticado a história de três para quatro partes, e que apesar da decisão de manter McNiven para esta revista extra ter sido da própria Marvel, ele tinha sua parcela de responsabilidade. O escritor pediu a compreensão dos leitores para o problema,
E os leitores não gostaram. Muitos acusaram Bendis, que tem um estilo narrativo mais lento, de "encher lingüiça em suas histórias", resultando em arcos mais longos.
Independente de quem seja culpado, o fato é que nenhum destes problemas teria acontecido se os editores responsáveis tivessem trabalhado de maneira eficaz.
A equipe editorial da Marvel parece estar batendo cabeça quanto aos prazos e capacidades de trabalho de seus artistas, e pior, ninguém aparece oficialmente para explicar o problema aos leitores.