Confins do Universo 212 - Eternauta, um quadrinho para a eternidade
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Casterman lança nova versão de Os Escorpiões do Deserto

19 setembro 2013

A editora Casterman lançou, no fim de agosto, uma nova versão, desta vez colorida, da série Os Escorpiões do Deserto, de Hugo Pratt.

Les Scorpions du DésertO primeiro volume tem formato 21,6 x 28,8 cm, 56 páginas e como se trata de uma HQ de Hugo Pratt, o material foi recolorido por Patrícia Zanotti, para a nova edição. O livro inclui uma introdução de Michel Pierre.

Zanotti já havia feito esse trabalho na republicação de 1989.

A crítica francesa reclamou de algumas escolhas editoriais, como o desaparecimento dos mapas, que situavam o leitor no contexto da guerra no deserto, e que estão presentes no encadernado em preto e branco, publicado em 2009; da necessidade de se "amputar" algumas das aquarelas de estudo de Hugo Pratt, que ilustram a introdução, entre outros detalhes.

Apesar disso, a nova versão está sendo considerada como uma boa opção para se conhecer essa HQ de guerra.

A história começa em outubro de 1940, na Líbia, durante a Segunda Guerra Mundial. Um oficial inglês e um colega líbio se infiltram secretamente na cidade sagrada de Djaraboub, dominada pelo exército italiano. Eles são traídos por um espião e seu destino fica nas mãos do tenente Koïnsky, um outro agente das forças britânicas que está escondido na cidade.

Essa é uma aventura do famoso Long Range Desert Group (Grupo de Longo Alcance do Deserto), uma unidade militar britânica que teve uma participação memorável no conflito no norte da África, tanto contra os exércitos italianos, quanto contra as forças nazistas comandadas por Rommel. Eles eram conhecidos como os Escorpiões do Deserto.

Les Scorpions du désert - Tome 1 custa 19 euros.

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA