CCXP abre inscrições para o Artists’ Alley e confirma artistas nacionais
A CCXP abriu inscrições para artistas exporem seus trabalhos no Artists’ Alley da edição deste ano, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de dezembro.
O cadastro para a seleção pode ser feito até às 23h59min de 9 de junho por meio do site oficial do evento. Para baixar o manual completo, clique aqui.
Em 2018, o Artists’ Alley da CCXP se posicionou como a maior área do gênero nas Américas. O espaço recebeu 540 quadrinistas brasileiros e estrangeiros, espalhados pelas 352 mesas, além do estande da Chiaroscuro Studios. Considerado o coração do festival, o local recebe quadrinistas e ilustradores promovendo a interação entre fãs e artistas, que autografam pôsteres e HQs, e ainda comercializam suas artes originais, prints e sketchbooks, entre outros materiais.
Além dos primeiros artistas estrangeiros confirmados, como John Romita Jr, Frank Quitely, Eduardo Risso, Lee Bermejo, Alex Maleev, Keith Giffen e Charlie Adlard, a organização do evento anunciou os primeiros nomes de artistas brasileiros convidados.
São três autoras: Germana Viana, Rebeca Prado e Ju Loyola, que já estiveram presentes em anos anteriores, mas aparecem pela primeira vez na lista de convidados oficiais.
Germana Viana esteve à frente da antologia Gibi de Menininha e é autora de obras como Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço (Jambô Editora), As Empoderadas (vencedora do Troféu HQ Mix na categoria Web Quadrinhos), O Verão do Papa-Angu e desenhista de P.O.V. - Point of View. Ela também participou de diversas coletâneas, como SPAM (Zarabatana Books), Amor em Quadrinhos (independente) e Marcatti 40 (Ugra Press).
Rebeca Prado é autora dos livros Navio Dragão e Baleia # 3, ambos lançados por financiamento coletivo, e dos zines Baleia # 1, Baleia # 2, Carne! e Credo (que delícia). Seu trabalho já foi publicado em diversas revistas como Dragão Brasil, Omelete Box e Mundo Estranho, tanto como quadrinhos quanto como ilustração. Atualmente, trabalha como roteirista efetiva da Turma da Mônica e como ilustradora para o mercado editorial.
Ju Loyola realiza um importante trabalho de inclusão. Ela, que é deficiente auditiva, cria histórias sem texto. Entre suas publicações estão The Witch Who Loved, Perdida na Floresta, The Imagination, Heart of the True Friend e Maria & Cia - Aventura das Estrelas. Desde 2015, a artista participa do concurso internacional Silent Manga Audition Contest - SMAC (Japão) e já conseguiu cinco colocações: Award Candidate, Award Nominee, Honorable Mention e SMAC! Editors Award.
Em 2019 será realizada a sexta edição da CCXP, novamente na São Paulo Expo.
Rebeca Prado
Ju Loyola