Cena excluída de O Cavaleiro das Trevas Ressurge mostra origem de Bane
Em entrevista ao site GQ, Lindy Hemming, responsável pela criação dos figurinos dos personagens de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, acabou revelando detalhes de uma cena excluída do filme que mostrava a origem da roupa e da máscara utilizadas pelo vilão Bane.
Quando a entrevista foi feita, Hemming ainda não havia assistido à versão final do longa-metragem, e falou da cena em questão como se ela fizesse parte da edição definitiva. Ela acontece quando a origem de Bane é contada, perto do desfecho da história.
"Uma das coisas que se vê durante a sequência é Bane sendo ferido quando jovem. Assim, um detalhe fundamental do figurino dele é aquela cicatriz enorme causada pelo ferimento nas costas. Mesmo se ele não tivesse o colete à prova de balas, precisaria usar o cinto e suspensórios. Na cena da prisão, quando aprende a lutar da mesma maneira que o Batman aprendeu, Bane está usando uma versão daquele cinto para dar suporte, mas ainda não é a final. Ele também está usando uma primeira versão da máscara de gás", descreveu.
Ao ser alertada pelo entrevistador, Stelios Phili, de que não se lembrava de ver isso no longa-metragem, a figurinista se mostrou confusa. "Que pena... acho que algumas coisas tiveram que ser cortadas. Não vou falar muito sobre essa parte, então, porque não está no filme, mas havia toda uma sequência que mostrava o motivo da máscara e como ela foi criada", resumiu.
A única menção ao uso da máscara durante o filme é feita para explicar que ela é usada para Bane poder suportar a dor de seus ferimentos, mas sem mais detalhes, que, ao que parece, estavam no roteiro e chegaram a filmados.
Aparentemente, essa subtrama também serviria para fazer uma ligação entre o vilão e o ferimento que ele impôs ao Batman, assim como a jornada para a recuperação do herói mais tarde.
O provável motivo da cena não estar presente na projeção é o tempo total do filme, que acabou sendo de 164 minutos. Para não ficar ainda mais longo, alguns cortes foram necessários. Segundo relatos, antes do lançamento do longa-metragem as primeiras versões da montagem feita por Christopher Nolan tinham quase quatro horas de duração.
Resta saber se todas essas cenas farão parte dos extras no DVD e no Blu-ray.