Cena HQ Brasil traz leitura e debate sobre quadrinhos ao teatro
Em 2009, a companhia de teatro Cia Vigor Mortis foi convidada a apresentar no Espaço Cênico uma leitura dramática da obra literária de um autor curitibano.
Buscando um autor que dialogasse com a linguagem da companhia, o diretor Paulo Biscaia Filho resolveu encenar uma leitura de Folheteen, do quadrinhista José Aguiar, com quem realizou outra ponte entre palco e páginas, em Vigor Mortis Comics, no ano passado.
O formato de ler em cena uma obra em quadrinhos se mostrou tão interessante que ambos resolveram ampliar o conceito num novo projeto.
Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, chega o projeto Cena HQ Brasil. Durante 2012, serão apresentadas mensalmente, no Teatro da Caixa, leituras dramáticas de nove graphic novels nacionais, com direção e interpretação de importantes nomes do teatro curitibano.
Cada leitura será seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra. Com curadoria de obras e autores de José Aguiar e a de encenadores por Paulo Biscaia Filho, o programa fará com que esses encontros entre quadrinhos e artes cênicas deflagrem discussões sobre a atual produção de HQs no Brasil.
Depois desta primeira leitura, o projeto apresentará mensalmente novas obras de autores como Lourenço Mutarelli, André Diniz e Sandro Lobo, dentre outros. A direção estará sob a responsabilidade de Edson Bueno, Sueli Araújo, Nina Rosa, Marcio Mattana e outros nomes do teatro curitibano.
O projeto tem início na próxima quarta-feira, 14 de março, a partir das 20h,
no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro,
Curitiba/PR).
O ingresso será pago com um livro de quadrinhos ou não didático.