Confins do Universo 216 - Editoras brasileiras # 6: Que Figura!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Centro Belga de Quadrinhos promove exposição sobre Franquin, Jijé, Morris e Will

18 junho 2010

Centro Belga de História em Quadrinhos

O Centre Belge de la Bande Dessinée (Centro Belga de História em Quadrinhos), em Bruxelas, organizou uma exposição sobre o trabalho de Franquin, Jijé, Morris e Will.

A ideia foi de Isabelle Franquin, filha de Franquin, e um dos aspectos mais interessantes é a reprodução dos estúdios (particularmente das mesas de trabalho) desses artistas conhecidos como o "Grupo dos Quatro", que formaram a chamada "Escola de Marcinelle".

Segundo Isabelle, durante um certo tempo, em 1947, os quatro artistas estiveram instalados juntos na casa de Jijé.

A exposição abriu suas portas no último dia 15 de junho e ficará em cartaz por seis meses, até 30 de janeiro de 2011. No museu, podem ser vistos documentos históricos, páginas originais e outros objetos pertinentes ao "Grupo dos Quatro".

André Franquin é o criador de Gaston Lagaffe e Marsupilami e um dos grandes nomes da HQ belga, particularmente associado à revista Spirou.

Jijé (Joseph Gillain) é o criador do companheiro de Spirou, Fantasio, e o autor do faroeste realista Jerry Spring, que inspirou muitos artistas e transformou as HQs desse gênero na Europa, influenciando artistas como Moebius.

Morris - Maurice De Bevere - é o criador do caubói Lucky Luke.

E Will (Willy Maltaite) é conhecido pelo seu trabalho na revista Spirou e nas séries Tif et Tondu e Isabelle. Curiosamente, ele foi diretor artístico do Journal de Tintin - revista rival de Spirou -, entre 1958 e 1960.

Centro Belga de Historia em QuadrinhosCentro Belga de Historia em Quadrinhos

 

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA