Cheque usado para comprar os direitos sobre Superman será leiloado
O cheque utilizado para pagar Jerry Siegel e Joe Shuster, em 1938, e adquirir os direitos sobre o personagem Superman irá a leilão. Considerado uma importante peça da história dos quadrinhos dos Estados Unidos, ele é assinado por Jack Liebowitz e traz a data de 1º de março de 1938. Liebowitz era editor, contador e um dos donos da National Allied Publications, que mais tarde viria a se tornar a DC Comics.
O valor que consta é de U$ 412, sendo U$ 130 pela compra dos direitos do Superman e U$ 282 como pagamento por histórias produzidas pela dupla de criadores para revistas como Detective Comics, Adventures Comics e More Fun Comics.
O cheque faz parte de uma coleção de artigos da coleção particular de Siegel, que serão leiloados entre 14 e 30 de novembro deste ano.
Outros itens que farão parte do leilão são o terno e a gravata favorita do escritor, mechas de cabelo, sua máquina de escrever e um roteiro de Superman.
Antes de vender o Homem de Aço, Siegel e Shuster tentaram publicar o personagem por anos, sem sucesso. Só conseguiram quando a National procurava histórias para incluir em uma revista chamada Action Comics. O sucesso da publicação e do Superman fizeram com que a editora fizesse uma oferta aos criadores.
Até hoje existe uma disputa
judicial pelo personagem, com a família de Jerry Siegel tentando reaver
os direitos.