Chico de Ogum, quadrinho raro dos anos 70, ganha republicação
Chico de Ogum (formato 21 x 28 cm, 136 páginas, R$ 49,99) é um lançamento da Editora Criativo em parceria com o selo GRRR! e pode ser encontrado à venda na loja da Editora Criativo e na Comix Book Shop.
Em 1971, o escritor e publicitário Carlito Cunha fundou, ao lado de Minami Keizi, a editora M&C - Minami & Cunha, com a qual tentou emplacar o quadrinho nacional nas bancas do Brasil.
Dentre seus inúmeros lançamentos estava Chico de Ogum, um (anti) herói médium e pai de santo. Concebido por Carlito, com “assessoria técnica” de seu irmão, o escritor candomblecista Nélson Ciabattari y Cunha, Chico foi uma HQ de vanguarda – um personagem original, repleto de criatividade.
E tudo de forma despretensiosa, sem panfletarismo religioso ou piegas. Parecia que seu autor não imaginava que o personagem faria sucesso comercial, e, de fato, não o fez. Foram apenas dez histórias, todas escritas por Carlito. A editora foi à falência poucos anos depois.
As tramas ganharam o traço dos artistas Nico Rosso e Kazuhiko Yoshikawa. O personagem virou “cult”, e suas poucas edições se tornaram raríssimos itens de colecionador. O leitor tem a chance de redescobrir Chico de Ogum, neste álbum que apresenta todas as HQs do personagem em ordem cronológica, reimpressas pela primeira vez desde 1972, ano de sua publicação original.