Ciça, A Menina-Saci: saiba mais sobre a nova série digital voltada para o público infantojuvenil
Ciça, A Menina-Saci é uma série em quadrinhos digital infantojuvenil, protagonizada por uma garota esperta e travessa. Na companhia de seu melhor amigo, Levi, e outros colegas da turma, ela vive aventuras em um cenário fantástico e inusitado.
O projeto foi criado por Lucas Marques e Bruno Prosaiko, fundadores do selo Aerolito, que desde 2014 publica quadrinhos com gêneros e temas diversos.
Alguns dos personagens foram inspirados no folclore brasileiro, enquanto outros foram influenciados por culturas estrangeiras. Uma mistura que busca proporcionar diversão e discutir temas mais complexos com uma abordagem leve, como construção de identidade, polarização política, amadurecimento e outros.
"A ideia surgiu do Bruno Prosaiko, que havia criado a saci para um concurso, anos atrás. Mas a personagem era bem diferente e tinha uma história mais dramática. Como nós dois pretendíamos trabalhar juntos numa HQ voltada ao público infantil, Bruno me contou sobre a personagem e decidimos reformulá-la do zero, numa pegada mais cômica e cartoon retrô. Então, ela foi surgindo nas nossas conversas tendo como principal influência as animações do Cartoon Network", explicou Lucas ao Universo HQ.
Ciça tem nove anos, adora andar de skate e acha gatos os bichinhos mais fofos do mundo. Saltando por aí, ela sempre cai em alguma situação inusitada ou suas escolhas tornam uma situação trivial em surreal.
Já Levi é um garotinho que tem duas formas distintas. Apesar de ter vindo de uma dimensão sinistra, ele é pacífico e ponderado. Ao menos quando não lhe fazem cócegas, porque ele se transforma num bodinho bobo e ingênuo.
Ciça, A Menina-Saci foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, e selecionado no Edital nº 2/2016 – FAC Regionalizado.
"Nós começarmos a conceber a personagem em 2016, e foram dois anos até conseguirmos financiamento para finalizar a série. Para concorrer em edital, era necessário que tivéssemos um projeto bem escrito e bem detalhado em todas as suas etapas de produção, cronograma e uso da verba", relembra Lucas. "Também foi preciso uma boa equipe e atender aos critérios do edital que participamos. Para o conceito do projeto, vimos a necessidade de uma leitura de sensibilidade, como ocorreu na Graphic MSP Jeremias - Pele, para fazer uma análise crítica das questões ligadas à representatividade negra."
As histórias começaram a ser publicadas no site oficial da personagem e já conta com cinco capítulos disponíveis para leitura. Além disso, é possível ouvir as aventuras em programas com audiodescrição, uma opção que visa agradar o público infantil com diferentes gostos e opções de entretenimento.
De acordo com Lucas Marques, "buscamos retratar temas e questões do nosso cotidiano e sociedade, exagerando o aspecto cômico e surreal. Nossa intenção é entreter os leitores com histórias que divirtam e também tragam questionamentos. Esperamos despertar curiosidade e interesse pela série, seus temas e personagens."
Há planos para a publicação de uma versão impressa de Ciça, A Menina-Saci no futuro.
.