Clássica HQ O homem de Canudos está em campanha no Catarse
A Editora Trem Fantasma, em parceria com o selo Lorobuono Fumetti e a Confraria Bonelli, abriu uma campanha no Catarse para lançar a clássica HQ O homem de Canudos, dos brasileiros Wanderley Diniz e Jô Oliveira.
A obra foi publicada originalmente na Itália, pela Sergio Bonelli Editore, em 1979, na coleção Um Homem, Uma Aventura. Trata-se da única história escrita e desenhada por brasileiros para a editora de Tex.
O homem de Canudos tem roteiro do jornalista e poeta Wanderley Diniz e arte de Jô Oliveira. A história se passa no final do Século 19, quando o sertão nordestino era assolado por seca, fome e violência.
Após ver sua família ser morta por jagunços, Pedro se encontra em uma sinistra espiral de vingança e redenção, até que seus passos cruzam com os de Antônio Conselheiro, personagem central da Guerra de Canudos.
Entre cangaceiros, as forças da República e o “messias de Canudos” e seus seguidores, conseguirá Pedro sobreviver ao embate que marcou para sempre, como uma profunda cicatriz, a História do Brasil?
No Brasil a editora Ebal publicou, em 1978, apenas seis das 30 edições da coleção original. O Homem de Chicago foi republicada pelo selo Tortuga da Memy Media em setembro de 2022,no primeiro volume da série Biblioteca Bonelli. Em fevereiro de 2024 a Editora Figura publicou novamente O Homem do Nilo e mais os inéditos O Homem dos Pântanos e O Homem do México, na Coleção Toppi - Volume - Revolucionários.
A edição de O homem de Canudos será no formato 21 x 28 cm, em 64 páginas coloridas e capa dura. O apoiador receberá um cartão postal autografado por Jô Oliveira, marca-páginas e o Cordel de Rouxinol do Rinaré: Antonio Conselheiro um profeta do sertão.
A campanha no Catarse vai até o dia 13 de maio e pode ser apoiada clicando aqui.