Coleção Ópera em Quadrinhos, da Scipione, estreia com Aída
Está chegando às livrarias mais uma interessante iniciativa editorial usando a força da arte sequencial. Trata-se da Coleção Ópera em Quadrinhos, da Editora Scipione, que estreia com o álbum Aída (formato 20 x 27,5 cm, 40 páginas coloridas, R$ 24,90), do italiano Giuseppe Verdi, que foi adaptada por Rosana Rios (texto), Klayton Luz (arte), Julia Bax e Ronaldo Barata (cores) e Tainan Rocha (letras e balões).
Aída é um clássico sobre o amor e a coragem de uma jovem que pode mudar o destino de duas nações. No alto Egito, duas mulheres se apaixonam pelo mesmo homem, Radamés, comandante do exército.
De um lado está a filha do Faraó, Amneris; de outro, Aída, princesa etíope transformada em escrava pelos egípcios, que tem seu sentimento correspondido por Radamés. Mas ela precisa escolher entre viver esse grande amor, e abandonar suas origens, e trair seu amado, para ajudar seu pai e o seu povo a se vingarem dos egípcios.
A intenção desta coleção, direcionada para leitores a partir de 11 anos, é "oferecer uma ótima oportunidade de entrar em contato com esse gênero artístico". Por isso, os livros trazem informações extras sobre as obras (ópera, libreto e biografias), para contextualizá-las histórica e artisticamente. Além disso, haverá um site no qual serão disponibilizados dados complementares sobre esse gênero musical e material para professores - até o fechamento desta matéria, a página não estava online.
Giuseppe Verdi (1813-1901) é um dos mais notáveis compositores de música clássica de todos os tempos. De família humilde, recebeu auxílio e se formou em música na cidade de Milão. Compôs sua primeira ópera, Oberto, em 1839; e seus principais trabalhos foram Aída, Nabuco, La Traviata, Rigoletto, II Trovatore e Otelo.
Rosana Rios, a responsável pela adaptação do texto, é uma escritora premiada, com mais de cem livros de literatura infantil, juvenil e fantástica publicados, e que também trabalha como roteirista de TV e quadrinhos.
Já Klayton Luz é de São José dos Campos, interior de São Paulo, começou a carreira como assistente em alguns estúdios de ilustração publicitária e hoje desenha para o mercado editorial, é professor na Quanta Academia de Artes e assina o projeto de intervenção urbana Kaos.
A Scipione informou ao Universo HQ que já há outros dois títulos previstos para esta coleção: A flauta mágica, baseado na obra de Wolfgang Amadeus Mozart, com desenhos de Sam Hart; e O guarani, de Carlos Gomes, com arte de Juliano Oliveira. Em ambos, a adaptação e o roteiro são de Rosana Rios.