Coleção Plano Inclinado, do selo RV Cultura e Arte, reúne seis crônicas gráficas sobre Salvador
O selo baiano RV Cultura e Arte lançou a Coleção Plano Inclinado (formato 16 x 23 cm, 24 páginas cada revista, R$ 60,00), um box com seis crônicas gráficas sobre Salvador criadas a partir da experiência de oito artistas contemporâneos em diálogo com a cidade onde nasceram, se criaram ou ainda vivem.
O projeto já está à venda no site da editora e também na Amazon.
Seja a partir de um olhar mais naturalista ou de encantamento pelos mistérios da vida, o centro, as praias e as avenidas engarrafadas de Salvador surgem como cenário na busca de diferentes personagens pelo seu lugar no mundo.
A ideia da coleção parte de uma provocação dos editores Larissa Martina e Ilan Iglesias. “Para esse projeto, convidamos incialmente seis artistas visuais a produzirem histórias sobre Salvador, histórias que se aproximassem da ideia de crônica, ou seja, que narrassem acontecimentos banais cotidianos com uma pitada de posicionamento crítico, e os desafiamos a criar essas histórias em formato de quadrinhos, a partir de algumas restrições gráficas importantes como a quantidade de páginas e tratamento dos desenhos. Foi curioso perceber as aproximações que foram surgindo entre os trabalhos”, comenta a dupla.
À provocação dos editores, responderam: Aju Paraguassu com Urubu Reis, um passeio pelo céu mais azul da América do Sul; Clara Cerqueira e Túlio Carapiá com Hoje tem, uma HQ inspirada nas noites de verão de Salvador; Daniel Farias e Igor Souza com Quanta, um convite a um mergulho numa praia do Rio Vermelho; Felipe Rezende com Detour, um sábado livre na Cidade da Bahia; Maria Mariô com Azul, a história de Janaína, uma jovem curiosa que ama o mar; e Zé de Rocha com Macala, uma deambulação pelas ruas de uma cidade destruída.
Completa a equipe criativa da publicação a Casa Grida, responsável pelo projeto gráfico da coleção.