Comic shops aumentam pedidos dos novos títulos da DC
Uma semana depois do lançamento de Justice League #1, primeira revista do novo Universo DC, a maioria das comic shops dos Estados Unidos planeja aumentar seus pedidos para o mês de outubro, baseado no movimento que suas lojas tiveram.
"Foi uma das melhores semanas dos 28 anos da nossa loja, vamos aumentar o pedido de praticamente todas as revistas", disse Stephen Mayer, gerente assistente da Acme Comics.
Já para Mike Wellman, dono da The Comic Bug, o estoque de
250 edições de Justice League acabou antes do término da semana,
e a expectativa é que até as séries menos conhecidas vendam acima do previsto.
Esse sentimento é compartilhado por muitas lojas pelo país. Com vários títulos
já esgotados e ganhando novas tiragens, a expectativa é que o movimento continue
também nos próximos meses. Passada a curiosidade inicial, eles ainda esperam
para afirmar se o movimento continuará ou não a longo prazo. Até lá, a ordem
é aproveitar.
"Eu tinha fé na DC e, como esperado, eles cumpriram o que prometeram. Tiveram o cuidado de lançar as vendas digitais e ainda manter as lojas nos planos. Eles acham que nós somos vitais para a indústria e nos trataram com respeito. Os fãs estão entusiasmados", declarou Charlie Harris, dono da Charlie's Comics.
Normalmente, as lojas fazem o pedido baseadas em reservas e vendas anteriores, e se o estoque não for todo vendido, os títulos ficam na loja como encalhe. Para estimular os pedidos e para os lojistas não ficarem receosos com as primeiras repercussões da reformulação, a editora lançou um programa de devolução para revistas que não forem vendidas. Assim, as comic shops podem decidir a quantidade que desejam manter em estoque e quanto querem devolver, não ficando com prejuízo.
Para Ralph DiBernardo, dono da Jetpack Comics, a editora tornou muito fácil fazer os pedidos de setembro, outubro e novembro, diminuindo os riscos das lojas. "Foi uma oportunidade nunca dada antes por uma editora para o lançamento de uma nova linha de quadrinhos".
Quando foi anunciado que Action Comics #1 e Batgirl #1 já
estavam esgotado na distribuidora, houve uma correria de leitores que estavam
demorando para fazer seus pedidos. Já estão sendo providenciadas novas tiragens.
Muitos lojistas também relatam que suas lojas receberam visitantes que nunca
haviam estado lá, assim como leitores que há muito tempo não
apareciam. Muitos fãs que costumavam comprar apenas títulos da Marvel
também estão incluindo revistas da DC em seus pedidos.
De acordo com o editor Jim Lee, é bom ver todo esse entusiasmo com o lançamento das novas revistas, e ele assegura que esse é apenas o começo. Segundo ele, a editora tem mais planos na manga para manter o interesse dos leitores.