Conheça Braba, antologia de quadrinhos nacionais que será publica no Brasil e nos EUA pela Mino e Fantagraphics
Braba é uma antologia idealizada pelo artista Rafael Grampá e realizada em conjunto com a editora brasileira Mino e a editora norte-americana Fantagraphics. O nome vem da gíria brasileira, uma variação estilizada da palavra “brava”, que se popularizou a partir das periferias do Brasil como um modo de elogiar alguém que disse ou fez algo impressionante, original.
Essa é a primeira vez em que uma editora da América do Sul colabora diretamente com a Fantagraphics, conhecida por ser a casa dos principais nomes do quadrinho autoral contemporâneo. O livro é constituído de 13 histórias curtas criadas por 15 autores diferentes. Todos os quadrinhos foram originalmente feitos em território brasileiro exclusivamente para a Braba.
Participam Amanda Miranda, Bruno Seelig, Diego Sanchez, Gabriel Góes, Jefferson Costa, Jéssica Groke, João Pinheiro, Sirlene Barbosa, Paulo Crumbim, Cris Eiko, Pedro Cobiaco, Pedro Franz, Rafael Coutinho, Shiko e Wagner Willian. A capa é de Pedro Cobiaco e Bruno Seelig.
Braba é também uma antologia conceitual, e a edição do livro foi conduzida por Janaína de Luna com coedição, design e direção de arte de Rafael Grampá, seguindo um conceito sólido. Todas as histórias continham a mesma direção geral: elas tinham que ser manifestos pessoais dos artistas.
Cada criador interpretou esse tema da própria maneira, mas, considerando que a antologia estava sendo produzida durante um dos mais conturbados momentos histórico e político do Brasil, com a pandemia de Covd-19 e o governo Bolsonaro, acabou se tornando um testemunho da intensidade, densidade política, cores e aspectos de arte de guerrilha dos quadrinhos brasileiros.
O espaço entre as historias curtas é preenchido com material original, como os desenhos entre as paginas (que não servem apenas como design), textos e ilustrações, todos ambientados em um universo próprio e contam sua própria história, conectando todos os quadrinhos entre si e também apresentando os próprios autores.
O lançamento de Braba está programado para 2024. Veja algumas páginas na galeria abaixo.