Conheça o projeto Ignotos, quadrinho com personagens retirados da literatura fantástica brasileira
Está no ar, no Catarse, uma campanha de financiamento coletivo do modo recorrente para o projeto Ignotos, criado pelo escritor, músico e artista visual e Gabriel Billy. Os desenhos são de Thiago Lima.
No início do Século 20, uma espécie de delírio coletivo faz com que diversas pessoas vejam uma segunda lua no céu da Terra. Este estranho fenômeno traz uma forte oscilação nas marés e eventos inexplicáveis. Do espaço, a marinheira espacial Beta volta ao planeta com o intuito de investigar o estranho acontecimento.
Um grupo improvável pessoas com habilidades especiais também se move em busca de respostas. Quem são esses personagens?
O primeiro capítulo está disponível para leitura no site Tapas.
Ignotos é um quadrinho de fantasia com ambientação retrofuturista e de ópera espacial. O projeto homenageia clássicos pouco conhecidos da literatura fantástica brasileira. Este universo ficcional gira em torno de um grupo de super-heróis retirados de livros em domínio público, de autores como Machado de Assis, Coelho Neto, Emília Freitas, João do Rio, Humberto de Campos, Joaquim Manual de Macedo e outras.
A referência é As Aventuras da Liga Extraordinária, de Alan Moore. Entretanto apenas a literatura brasileira é utilizada como matéria-prima.
O projeto faz referências também a poesia e artes visuais brasileiras. O nome Ignotos é uma alusão a “A Rainha do Ignoto”, um dos primeiros romances de fantasia nacional, e também ao fato dos personagens deste universo serem desconhecidos do grande público.
Para mais detalhes da campanha, planos disponíveis, recompensas programadas e apoiar, clique aqui.