Conrad é processada por plágio em álbum nacional
A notícia é do jornal O Estado de S.Paulo, que publicou uma reportagem informando que a Conrad Editora foi condenada por plágio na 2° Vara Cível do Fórum de Pinheiros.
A demanda refere-se ao álbum Chibata! João Cândido e a Revolta que abalou o Brasil, de autoria de Olinto Gadelha Neto (roteiro) e Hemeterio (arte).
De acordo com a decisão de primeira instância, a editora deve apreender todos os álbuns e publicar uma nota de esclarecimento em jornais de circulação nacional, além de indenizar por danos morais e materiais.
A ação foi ajuizada pelo dramaturgo César Vieira, com a intenção de demonstrar que vários trechos da HQ foram plagiados de sua peça João Cândido do Brasil - A Revolta da Chibata.
De acordo com Vieira, partes da sua peça foram inventadas e teriam sido copiadas nos quadrinhos, como lugares, personagens e situações.
O jornal também informou que não conseguiu falar com o jurídico da editora
sobre o assunto.
Em tempo: O jornal O Estado de S.Paulo desta quarta-feira, 8 de junho, informa que a editora vai recorrer da decisão. De acordo com o advogado da Conrad, um dos pontos questionados é sobre a responsabilidade da editora, já que o contrato com os autores previa a inteira responsabilização desses pelo conteúdo da obra.
Já no entendimento da juíza, a responsabilidade seria solidária, pois a editora teria sido negligente ao não pesquisar no mercado a existência de obras semelhantes.