Confins do Universo 215 - Pelas sete esferas do Dragão!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

Continua a disputa entre os herdeiros da Archie Comics

18 abril 2012

Logo Archie ComicsA batalha judicial entre os herdeiros da Archie Comics está próxima de ser resolvida. Em março, os adovogados de Jon Goldwater e Nancy Silberkleit entraram com um processo de mediação.

Jon Goldwater, o atual presidente da empresa e o principal responsável por sua renovação, está processando Nancy por assédio moral, sexual e busca o seu afastamento de suas funções na editora. Nancy, por sua vez, está processando a Archie Comics por difamação e quer 100 milhões de dólares como reparação.

Nancy Silberkleit diz que quer manter a tradição familiar da editora e acusa Jon de querer transformar a empresa numa grande marca, sob a influência de investidores externos e de Ari Emanuel, o chamado "super-agente" de Hollywood, presidente da agência de talentos William Morris Endevour.

Os fundadores da MLJ, em 1943Emanuel também está envolvido com a confusão relativa aos direitos do Superman. Ele é parceiro em alguns negócios com o advogado Marc Toberoff, que representa os herdeiros de Jerry Siegel e Joe Shuster, os criadores do Homem de Aço, e que está sendo processado pela Warner Bros.

É provavel que Nancy Silberkleit venha a perder seu emprego na editora, mas o controle de suas ações parece estar bastante seguro.

Atualmente, a Archie Comics é uma das editoras mais "quentes" do mercado estadunidense, tanto do ponto de vista de vendas, quanto na valorização de seus personagens.

Em 1939, Maurice Coyne, Louis Silberkleit e John L. Goldwater criaram a editora MLJ Magazines, que em 1946 se transformou na Archie Comics. A empresa é a única remanescente da Era de Ouro dos quadrinhos americanos que ainda é controlada por familiares de seus fundadores.

Maurice Coyne se aposentou em 1967. Ele morreu alguns anos depois, em maio de 1971. Nessa época, Goldwater e Silberkleit abriram a empresa para o mercado de ações.

Michael Silberkleit e Richard GoldwaterGoldwater e Silberkleit se afastaram da empresa em 1983 e foram sucedidos por seus filhos mais velhos, Richard e Michael. Os dois eram amigos de infância e trabalharam durante toda a vida na editora.

Uma das primeiras providências da dupla foi assumir o controle acionário da empresa. Aos poucos, eles compraram todas as ações da Archie, ficando cada um deles com 50%.

Louis Horace Silberkleit faleceu em fevereiro de 1986. Goldwater, o último dos fundadores da Archie, morreu em 26 de fevereiro de 1999, aos 83 anos.

Oito anos mais tarde, em 2 de outubro de 2007, Richard H. Goldwater faleceu vítima de câncer. Segundo um artigo do New York Times, sabendo que sua doença era terminal, Richard entrou em contato com seu irmão, Jonathan Goldwater - filho de John L. Goldwater e sua segunda esposa, Gloria -, para conversar sobre o seu papel no futuro da empresa.

Jonathan Goldwater e seu pai, John GoldwaterMichael I. Silberkleit morreu aos 76 anos, poucos meses depois, em 5 de agosto de 2008. Ele também sofria de câncer.

Com a morte de ambos, quem assumiu as rédeas da empresa foi o editor-chefe da Archie, Viktor Gorelick, um antigo funcionário contratado em 1958.

Até este momento, a Archie sempre foi uma empresa voltada para o público infantil, com uma imagem imaculada e com poucos processos envolvendo seus personagens e funcionários.

O desenhista Dan DeCarlo, falecido em 18 de dezembro de 2001, que por ocasião da produção do filme Josie e as Gatinhas, em 2000, entrou com um processo contra a editora pelos direitos dos personagens que ele criou em dezembro de 1962.

Veronica #202A série Josie e as Gatinhas foi criada por Dan DeCarlo, que inclusive deu à personagem o nome de sua esposa, Josie. As HQs originais tinham roteiros de George Gladiar e arte de DeCarlo.

Richard Goldwater contribuiu para a criação da série, mas o grau de seu envolvimento e sua colaboraÇão com Decarlo é motivo de grande controvérsia entre artistas e historiadores estadunidenses.

DeCarlo perdeu o processo na justiça. Seu caso é mais um exemplo das dificuldades de se distinguir o verdadeiro autor de uma HQ dentro do sistema de "trabalho contratado" (work for hire).

Outro processo conhecido ocorreu contra a banda australiana The Veronicas, do selo musical da Warner Bros. A Archie Comics levou o caso à justiça em 2005, preocupada com o uso do nome e da imagem de seus personagens.

Em novembro de 2005, The Veronicas e a Archie Comics chegaram a um acordo, cujos detalhes não foram divulgados, mas resultou na publicação de uma história com participação com as duas integrantes da banda - Jess e Lisa Origliasso.

Nancy SilberkleitGorelick ficou provisoriamente no comando até 2009, quando Jonathan "Jon" Goldwater comprou metade das ações controladas pelos herdeiros de seu irmão Richard, pelo valor de 2,5 milhões de dólares.

Jon assumiu a presidência da empresa em agosto de 2009. Antes disso, ele trabalhava no ramo da música, como diretor executivo do AFA Music Group, uma empresa gerenciadora de talentos. Sua experiência editoral na Archie se limitava a trabalhos esporádicos realizados quando jovem, durante suas férias escolares.

Apesar de sua inexperiência na área, foi sob o controle de Jon que a Archie Comics e seus personagens ganharam novo vigor e relevância entre os leitores.

Segundo um artigo do New York Times, Jon Goldwater e Nancy Silberkleit, a viúva de Michael, se encontraram pela primeira vez nessa época, com objetivo de manter a empresa no controle das famílias originais.

Ambos assinaram um contrato - com validade até 2013 -, no qual Nancy, uma professora de arte da terceira série, em Nova Jersey, assumiu o controle das iniciativas educativas e teatrais da empresa e Jon presidia todos os outros aspectos da editora, mas com a ressalva de que as grandes decisões seriam tomadas em conjunto.

O relacionamento entre ambos nunca funcionou. Jon Goldwater relata que Nancy assumia uma postura beligerante, abusiva e ofensiva em todas as conversas e discussões envolvendo assuntos desconhecidos ou contrários à sua opinião.

Life With Archie #16Jon Goldwater caracterizou o ambiente na empresa, por volta de 2010 - período no qual Nancy abandonou seu trabalho como professora para se dedicar exclusivamente à editora, como "tóxico". Segundo ele, Nancy se recusava a participar de discussões relevantes, era contra a necessidade de levar a empresa para o mundo digital - e hoje a Archie é uma das líderes no setor de quadrinhos, nos Estados Unidos.

Viktor Gorelick confirmou as declarações de Goldwater, em seu depoimento na justiça, acrescentando que Nancy Silberkleit era contrária a introdução do personagem gay, Kevin Keller, e ao casamento de Archie.

O público aprovou a presença de Kevin Keller, criado em setembro de 2010 (em Veronica # 202). A revista teve a tiragem esgotada e foi uma das raras edições da Archie que foi reimpressa. O casamento de Kevin com Clay Walker, publicado em Life with Archie # 16, em 5 de janeiro, também esgotou.

Dentre as alegações mais degradantes contra Nancy, estão o uso de obscenidades e ofensas de natureza sexual contra diretores e funcionários; e o transtorno que seu cachorro causava na empresa, particularmente no departamento de arte.

Em 2011, uma funcionária ameaçou entrar na justiça contra Nancy, por assédio moral. Um advogado e um grupo de consultores foram contratados para investigar o problema internamente. Nancy foi a única que se negou a ser entrevistada pelo grupo.

Nancy Silberkleit se defendeu explicando que se sentia desrespeitada por Jon Goldwater e pelos funcionários, e desmentiu o uso de ofensas de natureza sexual e assédio moral.

Jon foi obrigado a pedir judicialmente que Nancy fosse proibida de visitar a editora. Nancy perdeu esse caso na justiça, e mesmo assim esteve na empresa em duas ocasiões - uma delas na companhia do ex-jogador de futebol americano Howard Jordan - pelas quais foi multada em 500 dólares.

Depois de tantas confusões e desentendimentos, não é de se estranhar que o caso tenha ido parar na justiça. A briga - que pode estar próxima de uma solução - entre os herdeiros acabou manchando a imagem familiar que sempre esteve ligada à Archie Comics, mas aparentemente não prejudicou o interesse dos leitores, que continuam acompanhando as aventuras de Archie, Veronica, Betty e Kevin.

Encadernado de histórias clássicas de Archie, publicado pela IDW

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA