Crianças afirmam que Batman não acredita que Robin existe
Os
cientistas norte-americanos Deena Skolnick e Paul Bloom realizaram recentemente
uma pesquisa para determinar as habilidades cognitivas relativas de crianças
e adultos. Para isso, usaram um certo Cavaleiro das Trevas como instrumento,
e o resultado é, no mínimo, curioso. Segundo o estudo, Batman não acredita
na existência do Robin.
Explica-se: incitados a citar personagens reais e fictícios, tanto os adultos quanto as crianças de quatro anos de idade foram unânimes em separá-los por suas respectivas categorias. Perguntados sobre se Batman crê que Bob Esponja é uma figura real, todos responderam que não, pois o famoso personagem dos desenhos animados é um ser imaginário.
Mas, questionados sobre se Batman acredita na existência de Robin, os adultos afirmaram categoricamente que sim, deixando de lado sua própria percepção e encarnando a perspectiva do alter ego de Bruce Wayne.
E o que responderam as crianças? Para elas, Batman também não acredita que Robin é real, pelo mesmo motivo referente a Bob Esponja. Por isso, o Cavaleiro das Trevas não pode falar com o Menino-Prodígio, muito menos tocá-lo.
De acordo com os cientistas, uma das explicações para essa percepção das crianças é que suas respostas refletem o conhecimento "curto e grosso" que elas têm de que o mundo do Batman não é real. Ponto final.
Isso deve ser o que muitas perdem quando ficam adultas e passam a travar debates acalorados, à base de ofensas e xingamentos aos discordantes, sobre seu super-herói preferido "dar um pau" em todos os outros.