Dan Jurgens fala sobre seu retorno ao título do Superman
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo DC, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.
A partir de Superman # 7, que será lançado em março de 2012, Dan Jurgens retorna ao título do Superman depois de aproximadamente 11 anos de sua saída.
Jurgens começou a escrever e desenhar histórias do personagem em 1989, em Adventures of Superman, e depois da saída de John Byrne ele se tornou o principal responsável pelo Homem de Aço, assumindo o título Superman, no qual trabalhou por quase uma década, além de diversas minisséries. Ele foi a principal cabeça por trás das histórias A Morte do Superman, O Retorno do Superman e O Casamento do Superman, além de ter criado personagens como os vilões Apocalypse e Superciborgue.
"Para mim, Superman ainda é o primeiro e melhor", disse Jurgens. "Ele é o principal
personagem dos quadrinhos e, como escritor, o que gosto mais nele é a grande
variedade de histórias que podem ser contadas. Seja um inimigo cósmico que
ameaça todo o planeta ou uma pessoa comum que enfrenta um dilema mortal, Superman
se encaixa em tudo. Já como artista, gosto do poder e da integridade que ele
incorpora. Existe algo em desejar aquela figura majestosa com a capa e o grande
'S' que é sempre um prazer."
Ao lado de Keith Giffen, ele irá coescrever o título pós-reformulação, com um Superman diferente daquele com o qual um dia trabalhou.
"Trabalhar com Keith Giffen é ótimo. Ele é uma das pessoas mais criativas dos quadrinhos, tem mais ideias em cinco minutos do que muitos durante toda a carreira. Mal posso esperar para começar", afirmou Jurgens.
Para Giffen, a sensação é a mesma. "Está brincando? É o Superman! O céu é o limite! Não me importa o que digam, Superman é a principal revista da DC e eu e Dan iremos suar sangue para garantir que todos vejam o porquê".
De acordo com Jurgens, essa volta ao personagem é curiosa, dado o momento de
reformulação. "Esse não é o mesmo Superman. Clark Kent não tem mais os pais
ao seu lado e isso muda a personalidade dele. O modo com que Superman existe
agora no Universo DC mudou. Sendo assim, falar em retorno
é apenas parcialmente correto, os parâmetros que envolvem o personagem
são bem diferentes".
Os dois pretendem desenvolver novos conceitos no título, criar novos vilões e usar bastante os personagens coadjuvantes que cercam o herói.
Jurgens e Giffen substituirão George Pérez, que deixará a revista por decisão própria. Ele desenhará outra série para a DC, ainda não revelada.