Dargaud lançará encadernados do Barba Ruiva
A editora Dargaud lançará, no próximo dia 27 de setembro, os dois primeiros encadernados do Barba Ruiva, personagem de Jean-Michel Charlier e Victor Hubinon.
Pouco conhecido no Brasil, o pirata Barba Ruiva é muito popular na França. Ele surgiu na revista Pilote, em 1959, e teve 35 histórias publicadas.
Os piratas da série Asterix, que surgiram em 1962, na HQ Asterix, o Gladiador, são uma paródia desse personagem e de seus companheiros.
Essa não é a primeira vez que as histórias desse pirata são reunidas. Uma coleção de 11 volumes encadernados (reimprimindo 31 histórias) foi publicada entre 1992 e 2001, mas a maioria desses livros já teve sua tiragem esgotada.
Barbe Rouge - Tome 1 - Le Démon des Caraïbes é um livro de capa dura, 156 páginas e custará 19,99 euros. O volume republica as três primeiras HQs: Le Démon des Caraïbes, Le Roi des Sept Mers e Le Fils de Barbe Rouge. A arte-final é de Hubinon, com auxílio de Eddy Paape. As cores originais foram restauradas por Denis Bernardet.
O segundo volume, Barbe Rouge - Tome 2 - Le capitaine sans nom, será publicado na mesma data. O álbum também tem 156 páginas e capa dura. As histórias reproduzidas são: Défi au Roy, Les Révoltés de l'Océane e Le Vaisseau fantôme. A restauração das cores foi realizada por Anne-Marie e Julien Ducasse.
Cada um dos encadernados inclui artigos sobre Charlie, Hubinon, piratas e a publicação original de Barbe Rouge na revista Pilote.