DC Comics lança Dong Xoai, Vietnam 1965
A DC Comics lançou esta semana a graphic novel de Joe Kubert, Dong Xoai, Vietnam 1965.
A batalha de Dong Xoai (Đồng Xoài, em vietnamita) foi o maior conflito, nos dias 10 e 11 de junho de 1965, entre o exército do Vietnã do Sul e a Frente de Libertação Nacional, os Viet Congs. O vilarejo de Dong Xoai fica 88 km ao noroeste de Saigon (que hoje se chama cidade de Ho Chi Minh), a capital do Vietnã do Sul, e atual capital do Vietnã.
O livro foi lançado pelo selo Joe Kubert Library e se baseia nos relatos dos sobreviventes de um grupo de 12 homens das forças especiais estadunidenses, que participaram de uma expedição de reconhecimento durante o conflito.
Em 1965, Joe Kubert ilustrou a série de tiras Tales of the Green Berets, com enredo de Robert "Robin" Moore, baseado no livro Green Berets (Os Boinas-Verdes). Nessa época, Kubert esteve em contato com alguns veteranos do Vietnã, como parte da promoção das tiras, para ilustrar alguns eventos reais, entre eles, uma situação na qual um soldado havia ganhado a medalha de honra.
42 anos mais tarde, Kubert foi contatado pelo coronel Bill Stokes, já aposentado,
interessado num desses desenhos. O coronel não sabia quem era Joe Kubert.
Após este contato, Kubert soube que Stokes foi um dos soldados enviados numa
missão de reconhecimento em 1965, durante a batalha de Dong Xoai, exatamente
o evento que Kubert havia ilustrado em 1965.
Kubert decidiu que a história de Stokes e seus amigos deveria ser contada como uma graphic novel.
O livro narra em detalhes os fatos envolvendo um grupo de 12 homens das forças especiais no início do conflito do Vietnã, antes da guerra ganhar proporções gigantescas, cujas ordens na época eram para apenas participar dos combates caso estivessem sendo atacados.
Joe Kubert, hoje com 83 anos de idade, escreveu e desenhou as 200 páginas de Dong Xoai, Vietnam 1965.