DC Comics lançará nova revista da Liga da Justiça da América
Aviso aos leitores: este artigo lida com fatos recentes do Universo DC, divulgados na mídia norte-americana, que ainda são inéditos no Brasil. Por isso, aborda acontecimentos que certamente podem prejudicar o prazer de sua leitura no futuro.
Depois de confirmar o cancelamento de Justice League International, que chegou ao final neste mês, com a publicação do número 12 e de uma edição anual, a DC Comics prepara uma nova série mensal sob o selo da Liga da Justiça. O anúncio foi feito ontem, durante a convenção Fan Expo Toronto, no Canadá.
Trata-se de Justice League of America, com roteiros de Geoff Johns e desenhos de David Finch. Assim, é provável que o artista deixe a revista Batman: The Dark Knight.
A nova equipe será formada por nove membros: Steve Trevor, Caçador de Marte, Arqueiro Verde, Gavião Negro, Mulher-Gato, Katana e o novo Lanterna Verde, além de reintroduzir no reformulado Universo DC os heróis Vibro e Sideral (personagem de que Johns gosta muito e dos quais escreveu histórias durante muito tempo, para a Sociedade da Justiça pré-reboot).
"Essa é uma revista de equipe bem diferente. À primeira vista, os leitores podem pensar que a Liga da Justiça da América ficará à sombra de Superman, Mulher-Maravilha e o resto da Liga da Justiça, mas eles têm muito a provar. São uma improvável equipe de heróis que ajudarão um ao outro a descobrir que fazem parte da elite. Os motivos de formarem o novo grupo, o que querem e quem é a sociedade de vilões que eles desejam acabar serão esclarecidos na primeira edição. David e eu vamos desenvolver profundamente como é não ser membro dos sete grandes", explicou o autor.
O lançamento do novo título da Liga da Justiça da América está programado para o início de 2013, mas o mês exato ainda não foi confirmado.
O novo grupo, provavelmente, terá uma ligação maior com o governo dos Estados Unidos, que comandará uma equipe em oposição à Liga da Justiça tradicional.
Nas histórias apresentadas por Geoff Johns em Justice League, existe uma tensão grande entre os heróis, governos e ONU. Enquanto o governo norte-americano tenta conseguir mais acesso à base de arquivos em posse de Superman, Batman, Mulher-Maravilha e companhia, eles são sistematicamente ignorados pelos heróis, que não querem se submeter a uma observação externa.
Esse conflito de interesses pode ser o estopim para a formação da Liga da Justiça da América.
Vale notar, também, como a presença dessas duas equipes de super-heróis remetem diretamente ao preview apresentado em DC Comics - The New 52 FCBD Special Edition, na qual é mostrado um futuro embate entre eles.
Justice League, de Geoff Johns e Jim Lee, continua sendo publicada normalmente, mas rumores dão conta de que o brasileiro Ivan Reis pode substituir Lee no título.
O novo trabalho de Johns também ajudou a reforçar as notícias sobre sua possível saída de Aquaman. Entretanto, isso ainda não foi confirmado.