DC Entertainment transfere funcionários da DC Comics para a Califórnia
Em setembro de 2009, a Warner Bros. anunciou a criação da DC Entertainment, chefiada por Diane Nelson, cujo propósito é integrar os heróis da DC Comics aos projetos multimídia do estúdio.
A reestruturação começou no início
de 2010, com a saída de Paul Levitz do cargo de Publisher e o
anúncio de que os novos chefões da DC Comics seriam os coeditores
Dan Didio (antigo vice-presidente sênior e editor-executivo da DC
Comics) e Jim Lee (criador da WildStorm, editora
que deixará de existir em dezembro, e Geoff Johns, no cargo de executivo-chefe de criação.
Diane Nelson anunciou ontem, 21 de setembro, a mudança dos funcionários dos setores administrativo e de mídia digital da DC Comics para o escritório de Burbank, na Califórnia. A equipe editorial da DC Comics, responsável pela área de quadrinhos permanecerá em Nova York, no escritório situado no número 1700 da Broadway Avenue.
Segundo o site Bleeding Cool, todos os funcionários da DC Comics de Nova York, sem exceções, serão entrevistados pelo departamento de recursos humanos.
Simultaneamente, Jim Lee e Dan Didio comunicaram o fechamento da WildStorm e a transferência de funcionários para os escritórios da DC Comics Digital, em Burbank.
A mudança dos funcionários será feita em etapas e está prevista para terminar no final de 2011.
A Warner Bros. está concentrada em transformar os personagens
da DC Comics em grandes sucessos comerciais no cinema e em
outras áreas, numa competição direta não apenas com a Marvel
Comics, mas também com a Walt Disney Company
a atual
proprietária da "Casa das ideias".
Dois fatores importantes neste novo romance da Warner Bros. com os personagens da DC Comics são a proximidade do final da série Harry Potter no cinema, e o enorme sucesso dos filmes do Homem de Ferro.
Harry Potter chegou aos cinemas em 2001 e durante uma década gerou bilhões de dólares para a Warner Bros. A bonança acabará em 2011, com o lançamento da segunda parte de Harry Potter e as Relíquias da Morte (Harry Potter and the Deathly Hallows).
Homem de Ferro (Iron Man) é primeiro filme com financiamento independente do Marvel Studios. A película arrecadou mundialmente 585 milhões de dólares, e sua sequência faturou 621 milhões de dólares.
É natural que a Warner Bros. inspirada pela arrecadação
acima de um bilhão de dólares de Batman - O Cavaleiro das Trevas,
esteja finalmente empenhada, ainda que tardiamente, em explorar o potencial
dos super-heróis da DC Comics, integrando as duas empresas.
A DC Comics pertence a Warner Bros. desde
1969, quando a National Comics fez uma fusão com a Warner
Bros.-Seven Arts. E embora a Warner Bros. tenha
adaptado durante anos as histórias dos heróis da DC Comics
para a TV (Smallville, The Flash, Lois e Clark, Birds of Prey, Batman
e Robin, Shazam, Mulher-Maravilha e a ótima linha de desenhos
animados produzidas por Paul Dini e Bruce Timm) poucos destes personagens,
com exceção de Batman, Superman e Aço, chegaram ao cinema.
Em 30 anos, a Warner Bros. produziu apenas nove filmes de
super-heróis no cinema: os quatros episódios de Super-Homem, com Christopher
Reeves; e quatro adaptações de Batman, interpretado respectivamente por Michael
Keaton (duas vezes), Val Kilmer e George Clooney; e Steel (personagem
conhecido no Brasil como Aço), estrelado pelo jogador de basquete Shaquille
O'Neal.
Só mais recentemente é que personagens e séries como Mulher-Gato, V de Vingança, The Spirit, Constantine e Watchmen foram adaptados para a telona.
Em comparação, só nos últimos 12 anos foram feitos 22 filmes para o cinema
com personagens da Marvel Comics.