Confins do Universo 217 - Snikt! Wolverine: o melhor naquilo que faz!
OUÇA
[adrotate group="9"]
Notícias

DC explica seu programa de vendas digitais

8 setembro 2011

DC Comics

Muito se tem falado sobre a reformulação que a DC Comics está fazendo com seus personagens, mas outro assunto de igual importância tem recebido uma repercussão menor. Este mês, a editora lançou um programa de vendas digitais no qual, pela primeira vez, os leitores poderão comprar e ler todas as histórias pela internet no mesmo dia em que as revistas são lançadas nas lojas especializadas dos Estados Unidos.

Antes, as editoras já ofereciam alguns títulos para compras online, entretanto, apenas de edições antigas. Depois de sua principal concorrente revelar seus planos, a Marvel resolveu explorar esse mercado, e também anunciou que passará a oferecer as revistas simultaneamente nas lojas e online, começando pelos títulos do Homem-Aranha e dos X-Men.

A iniciativa da DC começou semana passada, com o lançamento de Justice League #1. Mas quais os motivos que a levarão a tomar tal decisão, que tem grandes implicações em todo o mercado e como os quadrinhos passarão a ser comercializados a partir de agora?

Quem falou mais sobre o assunto foi Hank Kanalz, Vice-Presidente Sênior para Meios Digitais da DC Comics.

Com o avanço da tecnologia, a criação do iPad e outros tablets, e o lançamento de novas revistas que pretendem atrair um novo público, esse parece ser o momento ideal para tomar tal decisão. "Nós vínhamos testando quadrinhos digitais há algum tempo, e a resposta foi boa. Todas as evidências apontam que as vendas digitais somam ao mercado como um todo", explicou Kanalz em entrevista ao site IGN.

As revistas são vendidas digitalmente pelo mesmo preço das versões impressas, com o preço caindo um mês após o lançamento. Segundo Hank Kanalz, o objetivo é oferecer opções de escolha aos leitores, não migrá-los para um formato ou outro, de acordo com o preço. A DC não vê as vendas online como um substituto para as revistas físicas, mas sim um complemento para fortalecer e expandir o mercado.

"Como colecionador, eu jamais deixarei as revistas impressas, mas também posso tê-las digitalmente para quando estiver viajando", analisou. "As HQs digitais também são uma grande maneira de experimentar novas revistas e ver se vai gostar delas, além de apresentá-las para novos leitores. Os testes que fizemos no último ano revelaram que, se o leitor gostar da revista que leu digitalmente, ele passará a comprá-la na versão impressa."

As vendas de edições antigas também foram afetadas às vésperas da reformulação.
"Nas semanas anteriores ao lançamento, houve um grande aumento de vendas pelo
sistema digital e de downloads de aplicativos. Há mais interesse
do que nunca em todo nosso catálogo, e temos recebido muitas mensagens de
novos leitores dizendo que compraram as revistas em comic shops e
agora estão experimentando outras digitalmente", disse.

As revistas podem ser adquiridas digitalmente por meio do próprio site da editora, no endereço read.dccomics.com.

Site da DC Comics

 

[adrotate group="10"]
Já são mais de 570 leitores e ouvintes que apoiam o Universo HQ! Entre neste time!
APOIAR AGORA